Edição Atual

v. 9 n. 31 (2024): Seminário Docentes - Dossiê
					Visualizar v. 9 n. 31 (2024): Seminário Docentes - Dossiê

A Revista DoCEntes publiciza a cada ano uma seleção dos trabalhos – em forma de artigos científicos e relatos de experiências –, originalmente apresentados no Seminário DoCEntes nas modalidades de banner ou de comunicação oral. Estes, após passarem pelo processo de avaliação e discussão editorial, são configurados numa publicação em formato de dossiê.
Em 2023 o seminário centrou-se nas experiências docentes construídas como alternativas para a constituição de futuros mais equânimes para a educação, sobretudo aos mais vulneráveis e que têm no acesso à educação pública a única alternativa para ajudar a diminuir as desigualdades. Os 20 anos da Lei n° 10.639/2003 motivou a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc/CE) a eleger como tema condutor de sua prática pedagógica, para o Ano letivo de 2023, a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Neste sentido é que o encontro formativo trouxe por tema gerador Aprendizagem e equidade: contribuições dos saberes docentes, mobilizando interesses, discutindo práticas e favorecendo um amplo debate, o que certamente repercute na rede pública de ensino.

Deste modo, trazer à luz um novo dossiê temático do Seminário DoCEntes – nos formatos gráfico e eletrônico
– permite a publicização do que está sendo apresentado no grande evento anual de formação e reflexão sobre
as práticas e saberes dos professores no âmbito da Secretaria da Educação. Por sua vez a política editorial
da Revista DoCEntes, ao publicizar as práticas reflexivas dos professores da Educação Básica – associando
conhecimento à pesquisa produtiva, à leitura significativa do mundo e à escrita difusora das práticas e reflexões
em rede –, fomenta e difunde os letramentos múltiplos e os fazem circular na interface entre as reflexões que
partem do ambiente escolar e as necessárias inserções junto à sociedade. Sempre no sentido de transformá-la
positivamente.

Publicado: 25/09/2024

Edição completa

Ver Todas as Edições

A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe textos originais e inéditos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

 

Relatório do Qualis Periódicos

QUALIS B1

 

Indexadores