Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1. A revista contemplará as seguintes seções:
  • Artigos Originais: a seção engloba textos originais e com contribuições significativas de 10 a 15 páginas (contendo referências), que contenham problematizações completas de estudos ou pesquisas concluídas, revisões da literatura e outras sortes de pesquisas bibliográficas, assim como textos de natureza teórica relacionados aos objetos educacionais;
  • Resenhas: compreende análises críticas de publicações recentes (até 05 anos da submissão do texto em nossa revista) de livros, textos em periódicos, dissertações, teses e relatórios de Estágio pós-doutoral; o texto deverá ter de 03 a 05 páginas (contendo referências).
  • Relatos de experiências educativas: compreende descrições de atividades didático-pedagógicas concluídas ou em fase avançada de execução contendo resultados, de modo que se apresente a proposta de mediação didático-pedagógica, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados. O texto deverá conter de 10 a 15 páginas (contendo referências) .
  • Sínteses de Teses e de Dissertações: compreende os resumos expandidos das teses e dissertações (bem como os relatórios e produtos de Estágio pós-doutoral)  desenvolvidas sobretudo (mas não exclusivamente) pelos professores da rede de ensino pública estadual do Ceará, defendidas até 05 anos da submissão do texto em nossa revista, com o intuito de divulgá-las. O texto deverá conter de 10 a 15 páginas (contendo referências).

2. A política editorial prevê a publicação de textos, mediante avaliação, que tratem de temáticas ligadas à área de Educação e visem o incentivo à leitura, à escrita científica, à promoção da reflexão dos professores sobre sua prática docente, à valorização de suas experiências, bem como aos conhecimentos e às atitudes deles sobre o fazer didático-pedagógico;

3. Somente serão aceitos textos inéditos nos idiomas português, inglês e espanhol com os respectivos título e resumo em mesmo idioma, contendo também um título e resumo em língua estrangeira; caso o texto originalmente não seja escrito em língua portuguesa, o idioma do título e resumo em língua estrangeira DEVERÁ ser em português.

4. Os textos que envolvam pesquisas com seres humanos deverão seguir as normas éticas em pesquisa, de acordo com a Resolução nº 466/2012 e a Resolução 510/2016  do Ministério da Saúde;

5. Em observância à Lei  9.610/1998, que regula os direitos autorais, tanto artístico quanto acadêmico, em caso de plágio, o texto submetido será desclassificado.

6. É parte da política editorial desta revista fomentar a produção e circulação científica docente, e sobretudo valorizar a formação continuada de quem divulga ciência na Educação Básica. Por isto, para publicar na revista, se faz necessário considerar a produção intelectual pré-existente na Revista DoCEntes, citando pelo menos 2 (DOIS) textos (artigos, relatos de experiências, entrevistas ou editoriais) do acervo da Revista DoCEntes publicados previamente à submissão do texto. 

7. Os textos deverão seguir a seguinte normatividade:

  • As seções dos textos, pela ordem, devem ser: título; título em inglês ou espanhol; nome do(s) autor(es); resumo e palavras-chave, abstract e keywords ou resumen e palabras-claves; texto e referências bibliográficas.

  • O título será no mesmo idioma predominante do texto; deve ser centralizado, em caixa alta, escrito em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, em negrito, com espaçamento de 1,5 entrelinhas. Quando houver subtítulo, este deve se iniciar com letra minúscula e não será grafado em negrito.

  • O título em inglês ou espanhol deve vir abaixo do título em português, com uma linha de 1,5 entre eles, centralizado, escrito em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, em negrito e itálico, com espaçamento entre linhas simples. Apenas a letra inicial e a primeira letra dos substantivos próprios (quando houver) devem ser maiúsculas. Quando houver subtítulo, este deve se iniciar com letra minúscula e somente em itálico. No caso de texto originalmente escrito em inglês ou espanhol, este deverá ser em português.

  • O nome do(a) autor(a) deve vir abaixo do título em inglês ou espanhol, e separado por uma linha de 1,5, alinhado à direita, em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, normal, com uma linha de espaçamento simples entre eles, se houver mais de um autor. Apenas as primeiras letras de cada nome próprio devem ser maiúsculas. O nome do(a) autor(a) deve ser seguido de nota de rodapé, contendo última formação e local de atuação.

  • Cada artigo, relato de experiências e síntese de teses e dissertações deverá ter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas, incluindo bibliografia e elementos pré-textuais (Títulos, resumo, abstract, resumen etc.). As páginas devem ser de tamanho A4, ter orientação retrato, margens superior e esquerda em 3 cm, inferior e direita em 2 cm. Os artigos não devem conter numeração de páginas.

  • Os textos submetidos devem ser grafados em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, normal, alinhado à esquerda, justificado, com espaçamento entre linhas tamanho 1.5, com tabulação de 1,25 nas primeiras linhas dos parágrafos. Não se deve utilizar nenhum espaço (“antes” ou “depois”) entre os parágrafos. As seções (tópicos), entretanto, deverão ser separadas por um espaço de 1,5, acima e abaixo. Nas subseções, a linha de espaçamento de 1,5 se dará acima da última linha do parágrafo anterior, mas não abaixo.

  • Os textos devem ser enviados em arquivos no formato DOCX, DOC ou ODT. Não serão aceitos artigos em PDF ou em outros formatos que não os determinados.

  • As seções dos artigos, pela ordem, devem ser: título; título em inglês ou espanhol; nome do autor; resumo e palavras-chave; abstract e keywords ou resumen e palabras clave; texto (Introdução; Fundamentação teórica; Metodologia e Considerações finais); Referências.

  • As seções dos relatos de experiência educativas, pela ordem, devem ser: título; título em inglês; nome do autor; resumo e palavras-chave; abstract e keywords; Introdução, com a proposta de mediação didático-pedagógica, a justificativa e os objetivos; Metodologia (ou da intervenção didática, ou do método científico empregado); Discussão sobre os resultados alcançados; Considerações Finais; Referências. A fundamentação teórica separada da introdução fica a cargo dos autores desenvolver conforme a proposta textual e a experiência relatada.

  • O resumo deve vir abaixo do nome do autor, com uma linha de espaço simples separando, ser escrito em parágrafo único, alinhado à esquerda, justificado, deve conter até 250 palavras, em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, normal, com espaçamento entre linhas simples. O termo “Resumo”, seguido de dois pontos, deve ser grafado em negrito, precedendo o texto que vai logo abaixo e com o espaço de uma linha simples. Ressalta-se que não serão aceitos resumos em língua estrangeira, oriundos de tradução automática (p. ex. Google tradutor).

  • As palavras-chave devem ser no mínimo 3 e no máximo 5. Devem vir na linha imediatamente abaixo do resumo, separadas por ponto, alinhadas à esquerda, justificadas, grafadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, normal, com espaçamento entre linhas simples. O termo “Palavras-chave” seguido de dois pontos deve ser grafado em negrito e preceder as palavras-chave.

  • As citações com até três linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas, em fonte normal e referenciadas no sistema autor-data. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas do texto, sem aspas, grafadas em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento entre linhas simples, recuo de 4 cm em todo o parágrafo, sem tabulação na primeira linha, separadas por uma linha de espaço (simples) entre o parágrafo anterior e o posterior e referenciadas no sistema autor-data.

  • As notas de rodapé, se houver, devem ser meramente explicativas (excetuando-se a primeira, referente aos dados do autor). Elas devem vir numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, começando a partir de 1, devem ser grafadas em Arial ou Times New Roman, tamanho 10, normal, com espaçamento entre linhas simples.

  • Os textos sbumetidos devem ser enviados com a devida revisão textual (coesão, coerência, concordância, regência, pontuação, ortografia, acentuação gráfica, etc.), conforme norma ortográfica vigente (Acordo Ortográfico 2009). Tal procedimento é responsabilidade do(s) autor(es).

  • Ilustrações como quadros, tabelas, fotografias e gráficos, devem preferencialmente ser submetidas em resolução mínima de 300 dpi. Caso já tenham sido publicados, indicar a fonte e enviar a permissão para reprodução. Esses elementos também podem ser enviados como documentos suplementares durante a submissão do artigo.

  • Quando o texto contiver imagens, tabelas, quadros e/ou gráficos estes devem vir precedidos por títulos centralizados, numerados consecutivamente com algarismos arábicos em fonte Arial ou Times Roman, tamanho 12, negrito e ter espaçamento entre linhas simples (ex.: Figura 1, Imagem 1, Gráfico 1, etc.). Abaixo da imagem (ou gráfico, tabela, etc.), devem se seguir legendas informando a referência da fonte da imagem, tabela, quadro e/ou gráfico. Essa referência deve ser grafada em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 10, normal e ter espaçamento entre linhas simples. Todas as imagens devem estar no formato JPG.

  • Ilustrações como quadros, tabelas, fotografias e gráficos, incluídas no texto, devem referenciar a discussão, com o respectivo número de ordem e em até no máximo 5 (cinco) ilustrações.

  • Ainda sobre imagens, quadros, gráficos e tabelas, devem estar dispostas dentro do espaçamento, superior e esquerda em até 3,0 cm, inferior e direita em até 2,0 cm da margem.

  • As referências das citações devem vir no corpo do trabalho referindo o autor, ano de publicação da edição citada e a página. Os demais dados constarão na referência bibliográfica final na qual deverá constar somente as obras citadas no texto e deverá obedecer às normas da ABNT (NBR 6023/2025; NBR 10520/2023). Quanto ao termo "REFERÊNCIAS” deve estar centralizado, sem indicativo numérico e com um espaço de 1,5 das devidas referências.

  • A bibliografia deve listar todas as obras referenciadas ao longo do texto, em ordem alfabética. As referências devem obrigatoriamente ser completas, de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023/2025; NBR 10520/2023), digitadas em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, alinhadas à esquerda, justificadas, com espaçamento entrelinhas simples, sem recuo ou tabulação, e espaçamento de 1,5cm. entre parágrafos. Os artigos e livros distribuídos virtualmente devem conter endereço eletrônico e data de acesso.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    • Todos os artigos escritos em língua portuguesa deverão estar de acordo com o novo acordo ortográfico vigente desde 2009.

    • A contribuição deverá ser original e inédita, não sendo avaliada concomitantemente para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    • Os textos deverão informar, caso relacionados à pesquisa relatada, as agências de fomento, publicações atreladas e Pareceres CAAE (emitido pelo CEP/CONEP)
    • URLs para as referências serão informadas quando possível.

    • Os textos devem estar em conformidade com as normas da ABNT (NBR 6023/2025; NBR 10520/2023), seguindo os padrões de estilo e requisitos bibliográficos mais atuais.

    • Os textos deverão ser submetidos em formato editável, de preferência .doc, .docx e .odt, sob a forma de 'Texto do artigo'. Não serão aceitos textos submetidos em formato PDF.
    • Ao submeter o texto, o conjunto de autores indica o consentimento do uso de imagem e conteúdo de seus proponentes. No que diz respeito à cessão do uso de imagem e conteúdo de participantes da pesquisa, esta anuência deverá ser comprovada por meio da anexação (como 'Instrumentos de Pesquisa') de documentos comprobatórios - Parecer do Comitê de Ética em Pesquisa e/ou Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e/ou Termo de Cessão de Uso de Imagem e Conteúdo.

Artigos

A seção engloba textos originais e com contribuições significativas de 10 a 15 páginas (contendo referências), que contenham problematizações completas de estudos ou pesquisas concluídas, revisões da literatura e outras sortes de pesquisas bibliográficas, assim como textos de natureza teórica relacionados aos objetos educacionais;

Resenha

Compreende análises críticas de publicações recentes (até 05 anos da submissão do texto em nossa revista) de livros, textos em periódicos, dissertações, teses e relatórios de Estágio pós-doutoral; o texto deverá ter de 03 a 05 páginas (contendo referências).

 

Relatos de experiências educativas

 

Compreende descrições de atividades didático-pedagógicas concluídas ou em fase avançada de execução contendo resultados, de modo que se apresente a proposta de mediação didático-pedagógica, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados. O texto deverá conter de 10 a 15 páginas (contendo referências) .

Sínteses de Tese e Dissertações

Compreende os resumos expandidos das teses e dissertações (bem como os relatórios e produtos de Estágio pós-doutoral)  desenvolvidas sobretudo (mas não exclusivamente) pelos professores da rede de ensino pública estadual do Ceará, defendidas até 05 anos da submissão do texto em nossa revista, com o intuito de divulgá-las. O texto deverá conter de 10 a 15 páginas (contendo referências).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.