Edição Atual

A Revista DoCEntes, tecnologia de divulgação e promoção de letramento científico e desenvolvimento profissional docente da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da História da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (GEDHI-UEPG), produziu um dossiê especial que demonstra a capilaridade, a preocupação social com o ensino (de História) na Educação Básica e a abrangência de diálogos entre a SEDUC-CE e os espaços formativos de professores, contendo artigos de docentes da rede básica cearense, de docentes da rede básica e do Ensino Superior de variados estados do Brasil (do Nordeste, Centro-Oeste e da região Sul), e de docentes de História da Argentina e do México, bem como uma entrevista especial com o professor E. Wayne Ross, da University of British Columbia (Canadá). O dossiê apresenta, neste sentido, artigos e resenhas escritas em português e espanhol, bem como uma entrevista traduzida para o português pelo Prof. Dr. Luis Fernando Cerri.
Neste sentido, o número 34 da revista traz a contribuição de distintas abordagens metodológicas acerca de duas categorias caras ao campo de estudos do Ensino de História e, com efeito, à Didática da História em perspectiva alemã, a saber, a consciência histórica – que segundo um dos autores de referência para estes estudos, Jörn Rüsen, se trata de uma constante universal antropológica, sobre a soma de operações mentais (experiência, interpretação, orientação, motivação e mobilização) atreladas à percepção da passagem temporal – e que é dialeticamente articulada com a cultura histórica, isto é, uma partilha coletiva das relações e saberes acerca da passagem temporal, permeados pelas diversas dimensões da cultura historicamente situada (política, moral, estética, cognitiva, religiosa, étnica, racial, gênero, sexualidade etc.).
Edição completa
Artigos
Relato de experiência
Resumo de Tese e Dissertações
DoCEntes Entrevista
A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.
A Revista Docentes recebe textos originais e inéditos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.
Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.
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