Edição Atual

v. 10 n. 34 (2025): Dossiê Filosofia: Filosofia: assim te quero!
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Entre os dias , o Estado 28 a 31 de agosto de 2024 do Ceará vivenciou mais uma vez o debate sobre a presença do ensino de Filosofia nas escolas e universidades cearenses. O Encontro Cearense de Professores de Filosofia, presente e reconhecido nacionalmente entre professores e pesquisadores de Filosofia, na sua 4ª Edição trouxe à tona o espírito filosófico que alimenta o ensino e a filosofia cearense com a temática: Filosofia: assim te quero! A cidade de Sobral e a Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA acolheram e construíram diálogos potentes na busca de fortalecer não apenas o ensino de filosofia mas uma cultura filosófica no Ceará.

É movidos com uma alegria coletiva que trazemos para este Dossiê da Revista Docentes, parte da produção científica do evento. Nossa edição alinha a reflexão da prática docente de nossos professores  pesquisadores da rede estadual de educação, aqui representados por suas regiões, professores universitários e futuros docentes, acadêmicos que envolvidos com o ensino da Filosofia e sua presença na formação dos jovens cearenses, somam na sua escrita a real filosofia que almejam e constroem em sala de aula.

Publicado: 14/04/2025

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A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe textos originais e inéditos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

 

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