Edição Atual

v. 9 n. 32 (2024): Inclusão Escolar e Metodologias de Pesquisa
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Essa edição da revista DoCEntes reveste-se de três aspectos especiais e interessantes: primeiro, marca a comemoração de oito anos desse qualificado periódico científico; segundo, aborda um tema delicado e complexo que é o da inclusão escolar, porquanto trata-se de um desafio histórico à educação brasileira, intensificando-se muito na última década e o terceiro, concerne a diversidade de metodologias de pesquisa aplicadas à educação aqui apresentadas, expressando o grau de maturidade que a publicação alcançou.

 

A trajetória da DoCEntes revela conquistas significativas, tanto no campo editorial quanto no campo educacional. Ao longo dos últimos oito (08) anos, o periódico contabilizou conquistas quantitativas e qualitativas. Nos primeiros anos era publicada trimestralmente (2016 a 2020) nos meses de abril, agosto e dezembro, tinha poucos indexadores científicos e carecia de reconhecimento da comunidade acadêmica. Em 2020 ela obteve o Qualis A4 da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), instituição federal que avalia e reconhece a cientificidade e a qualidade dos periódicos científicos brasileiros. A partir do ano 2021 ela incorporou novos indexadores e passou a ser quadrimestral (março, junho, setembro e dezembro). O ano de 2022 marca outro avanço fundamental, quando a revista passa a publicar em média 2 (dois) ou mais dossiês por ano, seja a partir do seu próprio corpo editorial, seja articulando-se com outras instituições acadêmicas universitárias como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual do Ceará (UECE)e a Universidade Federal do Ceará (UFC), dentre outras. Enfim, com a nova reorganização da escala de avaliação da CAPES, a revista assegurou o Qualis B1 a partir de 2023 e fecha o ano de 2024 com 32 edições publicadas.

A capa dessa edição foi criada pelo estudante Ivaldo Cauã Oliveira César, estudante da EEMTI Liceu de Tianguá José Moreira, cuja pintura escolhida é intitulada “Meu Desenho à Mão Livre”.

Publicado: 18/12/2024

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A Revista Docentes pertencente à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) foi criada em 2016 com o objetivo inicial de fazer a publicação científica dos professores. A linha editorial da revista privilegia artigos relativos à educação básica com foco na experiência docente no ensino médio.

A Revista Docentes recebe textos originais e inéditos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações. Com um plano quadrimestral de publicação dos trabalhos, ela terá uma publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e acesso ao conhecimento.

Considerando a importância de incentivar o protagonismo docente na publicação de suas experiências e reflexões, a Secretaria da Educação do Estado dispõe à comunidade educacional uma publicação que recebe trabalhos originais e inéditos em Português e Inglês sob a forma de artigos científicos, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos e robótica e resumos de teses e de dissertações, cuja a abordagem está relacionada a educação básica com foco na experiência docente do ensino médio.

 

Relatório do Qualis Periódicos

QUALIS B1

 

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