v. 9 n. 30 (2024): Dossiê: Aprendizagem musical compartilhada
O processo de elaboração de uma grande reflexão que levou à elaboração da proposta da Pedagogia Aprendizagem Musical Compartilhada é um percurso de estudos que demandou tempo para a realização das pesquisas que a ela se vincularam, bem como, a participação de vários pesquisadores que se dedicaram/dedicam às questões que suscitaram o estabelecimento da referida proposta pedagógica. Assim, uma vez que a Aprendizagem Musical Compartilhada resulta dos esforços de vários atores, faz-se importante, de forma explícita, trazer as referidas pesquisas e de seus autores, de modo a evidenciar suas contribuições.
Antes, porém, de apresentarmos as trajetórias que nos conduziram à Aprendizagem Musical Compartilhada, é necessário afirmarmos que esta pedagogia não é proposta definitivamente fechada. Ao contrário, nossa “musa” - música em social aprendizagem - é ainda um caminho que deverá ser trilhado, aprimorado e (re)elaborado por estudiosos que, porventura, venham a se dedicar ao trato das questões que até aqui conseguimos vislumbrar e sistematizar.
Alcançamos, portanto, a elaboração desta publicação, que por resultar de parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, nos anima a pensar que a escola de Educação Básica, razão maior da existência de cursos de formação de professores, pode ladear-se com a universidade de maneira a proporcionar condições para que possamos alcançar um panorama social no qual cada pessoa possa se apropriar de si mesma por meio dos impulsos criativos que lhes são inerentes.