MOBILIZAR OS ALUNOS PARA IMPROVISAR SONORAMENTE:refletindo sobre a importância da relação com o saber nas práticas de aprendizagem musical compartilhada no âmbito da formação de professores de música
Palavras-chave:
Improvisação Livre, Aprendizagem Musical Compartilhada, Relação com o SaberResumo
O trabalho apresentado a seguir é resultado das discussões empreendidas na disciplina Aprendizagem Musical Compartilhada e no grupo de pesquisa Patativa, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. O objetivo deste artigo é refletir sobre a importância da mobilização dos sujeitos e da relação com o saber na formação de Educadores Musicais, em meio à prática pedagógica proposta pela Aprendizagem Musical Compartilhada. Nessa perspectiva, foi discutida a interlocução entre a pedagogia da Aprendizagem Musical Compartilhada e a teoria da Relação com o Saber, evidenciando a necessidade de empreendermos esforços para a ampliação do conhecimento acerca da improvisação livre, como prática pedagógica capaz de desconstruir discursos musicais idiomáticos tradicionais e sonoridades estabelecidas em âmbitos de partilha musical. O aprofundamento da improvisação livre, como ação pedagógica voltada à aprendizagem compartilhada de música, pode revelar caminhos para uma pedagogia musical mais humana e menos “invasiva”
aos sujeitos em compartilha sonora.
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