O CORPO/CORO CRIATIVO: uma abordagem pedagógica de aprendizagem artístico-musical transdisciplinar

Autores

  • ERWIN SCHRADER

Palavras-chave:

Canto Coral, Corporalidade, Transdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre possibilidades de aprendizagem musical no componente curricular obrigatório Artes na escola de educação básica, associada às linguagens do teatro, da dança e das artes visuais. Estratégias pedagógicas empregando diferentes formas de representação de sentidos para um corpo único e ao mesmo tempo coletivo (coro) são a base para a elaboração de caminhos didáticos transdisciplinares que aqui anunciamos. Uma revisão de literatura e análise, em uma perspectiva multidisciplinar sobre experiências de educadores, nos fornecem possibilidades de vivências combinadas utilizando discursos sonoros (melodias e ritmos), textos, visualidades e movimentos corporais a partir de um corpo/coro criativo, apontando, em caráter introdutório, percursos possíveis e viáveis na capacitação didática de professores de música e arte em contexto escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABREU, Yure Pereira de; MATOS, Elvis de Azevedo; DIAS, Ana Maria Iório. Harmonia para colorir: exemplo de aplicação da aprendizagem musical compartilhada na formação de professores. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 1, 2022. p. 4650-4667.

ALVES, Vicente de Paulo Barroso. "CorAMARal": O engajamento musical transformativo e suas ressonâncias para uma aprendizagem autônoma e transformação social. 2021. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

AROM, Simha. Polyphonies et polyrythmies instrumentales d'Afrique Centrale: Structure et méthodologie. Ethnomusicologie, Sampzon, v. 1, n. 2, p. 376-899, 1985.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 9ª. ed. Trad. Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1999.

BARTHES, Roland. Sistema da Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BOGART, Anne; LANDAU, Tina. The viewpoints book: a practical guide to viewpoints and composition. Trad. Sandra Meyer. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

BORNE, Leonardo. Enade 2011: uma análise das questões específicas de música. Ouvirouver, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 306-327, 2020.

BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter educador: O humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001.

CAMARGO, Elisabeth Bueno de. O pensamento musical e a prática docente: as demandas da contemporaneidade no ensino de música. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

CAVALCANTE JUNIOR, Francisco Silva. Por uma escola do sujeito: o método (con)texto de letramentos múltiplos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.

COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Três proposições sobre formação e invenção. In: OLINDA, Ercília Maria Braga de. (Org.) Formação humana: liberdade e historicidade. Fortaleza: Editora UFC, 2004.

DEWEY, J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

EYMESS, A. H. A música do coro/corpo brasileiro: uma etnografia do espetáculo Abraços. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2016. 228 p.

FAVARETTO, Celso Fernando. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Editora Ateliê Editorial, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 16ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GADOTTI, Moacir. A voz do biógrafo brasileiro: a prática à altura do sonho. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1998.

KUBIK, Gerhard. Angolan traits in black music, games and dances of Brazil: A study of African cultural extensions overseas. Estudos de Antropologia Cultural. Junta de Investigações Científicas de Ultramar Lisboa, n. 10, p. 1-55, 1979.

LABAN, Rudolf; ULLMANN, Lisa. The mastery of movement. London: MacDonald & Evans, 1960.

LANGER, S. Sentimento e Forma. São Paulo: Perspectiva, 2011.

LEITE, Marcos. Canto popular brasileiro para vozes médio-agudas. Rio de Janeiro: Lumiar, 2001.

LOPEZ QUINTÁS, Alfonso. Estética. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992.

MAIAKÓVSKI, Vladimir. Poética: como fazer versos. Coleção Pegasus. São Paulo: Global, 1991.

MARINHO, Claudia. Corpecendo: dressing up and creating unusual spaces. DAT Journal, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 213-230, 2020.

MATOS, Elvis de Azevedo. O artista, o educador, a arte e a educação: um mergulho nas águas da Pedagogia Waldorf em busca de um sentido poético para a formação docente, ou artifícios às artimanhas. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002.

MATOS, Elvis de Azevedo. Um inventário luminoso ou alumiário inventado: uma trajetória humana de musical formação. Fortaleza: Diz Editoração, 2008.

MATOS, Elvis de Azevedo. Aprendizagem musical compartilhada: âmbitos de encontro na construção da experiência musical. In: NASCIMENTO, Marco Antônio Toledo; STERVINOU, Adeline. (Orgs.). Ensino e Aprendizagens Musicais no Mundo: formação, diversidade e currículo com ênfase na formação humana. 1 ed. v. 1. Sobral: Sobral Gráfica e Editora, p. 96-108, 2018.

MATOS, Elvis de Azevedo; SCHRADER, E. O senso de pertencimento de cantores e regentes em processos de construção estética e formação humana no Coral da Universidade Federal do Ceará. In: Anais do I Simpósio Mar de Corais: o canto coral no Nordeste. Recife, 2021.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Psy II, 1995.

MENDES, Paulo Corrêa. “Trans-formação” por práxis dialógica artística: uma estratégia didática transdisciplinar na formação docente à educação profissional. Revista Terceiro Incluído, v. 5, n. 1, p. 163-188, 2015.

MORAES, Davi Silvino. Formação humana e musical através do canto coral: um estudo de caso no Coral da UFC. 2015. 163 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2015.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2008.

PALMEIRAS, Jênifer de Brum; SAGGIORATO, Alexandre; PASQUALOTTI, Adriano; SGARI, Rosani. Ensino de música no Brasil: o impacto das políticas públicas de avaliação institucional nas IES. Florianópolis: INPEAU/UFSC, 2016.

PAXTON, Steve. Contact Improvisation. The Drama Review, v. 19, Issue 1; Post-Modern Dance Issue, S. 40-42. Madison: Cambridge University Press, 1975.

PERISSÉ, Gabriel. Encontro e literatura em Alfonso López Quintás. Revista Internacional d’Humanitats, CEMOROc-Feusp, Univ. Autònoma de Barcelona, v. 37, p. 83-90, 2016.

SALLES, Cecília Almeida. Redes de criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.

SCHRADER, E. O canto coral na cidade de Fortaleza, Ceará: 50 anos (1950 – 1999) na perspectiva dos regentes. 2002. Dissertação (Mestrado em Interinstitucional em Música) – Universidade Estadual do Ceará / Universidade Federal da Bahia, Fortaleza, 2002.

SOTER, Silvia; DUBEUX, Theo. Corpo aceso: experiências em educação somática para bailarinos e não bailarinos. DVD. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Fogo prometeico, reforma do pensamento e o redimensionar das práticas educativas: emergem perspectivas didáticas a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 41-64, 2015.

WERBECK-SVÄRDSTRÖM, Valborg. Die Schule der Stimmenthüllung: Ein Weg zur Kathasis in der Kunst des Singens. Donarch: Philosophisch-Antroposophischer Verlag, 1969.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

13/08/2024