APRENDIZAGEM MUSICAL E PRÁTICA DOCENTE: novas abordagens e desafios para a educação musical
Palavras-chave:
Educação Musical, Prática Docente, Aprendizagem Musical CompartilhadaResumo
Este estudo visa refletir sobre a prática docente no ensino de instrumentos de sopro/madeira, à luz da teoria da Aprendizagem Musical Compartilhada. Partindo da inserção do autor no quadro docente de um curso de Licenciatura em Música, o artigo analisa as interações em sala de aula e a relação entre ensino e aprendizagem. Utilizando as reflexões de autores como Freire, Tardif e Bourdieu, destaca-se a importância da formação continuada e da reflexão crítica na prática docente. A Aprendizagem Musical Compartilhada é apresentada como uma metodologia que valoriza a interação social e a prática coletiva, contrapondo-se à educação bancária de Freire. A pesquisa ressalta a necessidade de se integrar teoria e prática, promovendo-se uma educação musical contextualizada e colaborativa, que reconheça as individualidades dos alunos. Sugere-se que futuras investigações explorem o impacto de diferentes abordagens pedagógicas e o uso da tecnologia na educação musical, ampliando a inclusão e participação dos estudantes. Este estudo contribui para a pesquisa na área, oferecendo novas perspectivas para a formação de professores e a prática educacional.
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