LIVRE COMPARTILHA MUSICAL: improvisação Musical Livre como Meio de Partilha do Eu Sonoro
Palavras-chave:
Aprendizagem Musical Compartilhada, Improvisação musical livre, Formação humanaResumo
Sociedade, educação e arte são dimensões indissociavelmente relacionadas entre si de tal maneira que essa interação contribui significativamente para a perpetuação das “mazelas” sociais decorrentes do sistema econômico em vigor presentes na contemporaneidade. Diante disso, o presente artigo busca refletir acerca da importância da “improvisação musical livre” como possibilidade de realização de vivências sonoras em social-aprendizagem, de modo a fomentar vivências musicais compartilhadas que promovam o desenvolvimento da criatividade, da expressividade e de um senso coletivo de solidariedade. Nessa perspectiva, a metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, fundamentada na abordagem qualitativa, a
partir da qual foram empreendidas ponderações a respeito da importância da arte para a formação humana, da relevância da pedagogia da Aprendizagem Musical Compartilhada e de como a improvisação musical livre pode contribuir para a autêntica expressão sonora do sujeito. Percebemos que a improvisação musical livre, por possibilitar o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e expressividade, permite o compartilhamento do “eu sonoro” de cada indivíduo, bem como pode ser considerada um possível caminho para a emancipação humana, uma vez que viabiliza a formação de sujeitos com a visão social holística que possam interferir positivamente em suas realidades.
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