ENSINO DE CANTO COLETIVO: Um relato sobre práticas humanizadoras e integradoras no contexto do ensino do Canto Popular

Autores

  • BÁRBARA MARIA PEREIRA LIMA
  • Francimayre de Sousa Sabóia

Palavras-chave:

Canto coletivo, Socialização, Consciência corporal

Resumo

Este relato aborda a experiência que vivi como docente no minicurso de canto popular, do Projeto de extensão FazerArte, com enfoque para a metodologia nele empregada e para os resultados
obtidos. O referido minicurso, no qual, na qualidade de bolsista, atuei como instrutora, foi promovido pela Divisão de Cultura e Arte (atual Divisão de Bem-Estar) da Coordenadoria de
Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará e objetivava contribuir para o bem-estar psicossocial dos servidores e, também, era aberto à
participação de trabalhadores terceirizados e estudantes da instituição e da comunidade externa. As atividades aconteceram em dois locais diferentes, PICI e Benfica. O trabalho que desenvolvi, em
sala de aula, nasceu da minha busca por uma prática musical com ênfase para a sensibilidade, buscando abraçar o mundo sonoro dos participantes. Neste sentido, Hans-Joachim Koellreutter e R.
Murray Schafer foram autores importantes e suas reflexões, aliadas às propostas de Jean Piaget, me proporcionaram o suporte teórico inicial para a construção de um ambiente acolhedor, humanizado
e instigador do pensamento crítico, dentro do processo de ensino musical, tal como preconizado na pedagogia da Aprendizagem Musical Compartilhada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABREU, Yure Pereira de; MATOS, Elvis de Azevedo; DIAS, Ana Maria Iorio. Em busca de uma solidária formação humana e musical: aprendizagem musical compartilhada. International Journal of Development Research, v. 12, n. 2, p. 54105-54112, February, 2022.

BRITO, Teca Alencar de. Hans-joachim Koellreutter: músico e educador musical menor. Revista da Abem, v. 23, n. 35, 2015.

MATOS, Elvis de Azevedo. Ronda de Memórias: Aprendizagem Musical Compartilhada. 1. ed. Curitiba: CRV, 2024.

PEREIRA, Marcus Vinicius Medeiros. O ensino superior e as licenciaturas em música: um retrato do habitus conservatorial nos documentos curriculares. Campo Grande: Editora UFMS, 2013.

PIAGET, Jean. Para entender é Preciso Inventar. 1. ed. Estados Unidos: Grossman Publishers, 1973.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. 2. ed. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2011.

SILVINO, Izaíra. Ah, se eu tivesse asas. 1. ed. Fortaleza: Ed. Ce, 2007.

Downloads

Publicado

13/08/2024