Aprendizagem Musical Compartilhada
Palavras-chave:
Pedagogia, Aprendizagem MusicalResumo
O processo de elaboração de uma grande reflexão que levou à elaboração da proposta da Pedagogia Aprendizagem Musical Compartilhada é um percurso de estudos que demandou tempo para a realização das pesquisas que a ela se vincularam, bem como, a participação de vários pesquisadores que se dedicaram/dedicam às questões que suscitaram o estabelecimento da referida proposta pedagógica. Assim, uma vez que a Aprendizagem Musical Compartilhada resulta dos esforços de vários atores, faz-se importante, de forma explícita, trazer as referidas pesquisas e de seus autores, de modo a evidenciar suas contribuições.
Antes, porém, de apresentarmos as trajetórias que nos conduziram à Aprendizagem Musical Compartilhada, é necessário afirmarmos que esta pedagogia não é proposta definitivamente fechada. Ao contrário, nossa “musa” - música em social aprendizagem - é ainda um caminho que deverá ser trilhado, aprimorado e (re)elaborado por estudiosos que, porventura, venham a se dedicar ao trato das questões que até aqui conseguimos vislumbrar e sistematizar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).