CAMINHOS POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: desenvolvendo as dimensões da musicalidade por meio da pedagogia da Aprendizagem Musical Compartilhada em aulas de música em uma escola pública em Caucaia/CE.
Palavras-chave:
Dimensões da Musicalidade., Aprendizagem Musical Compartilhada., Educação Musical no Ensino Fundamental.Resumo
Este relato de experiência analisa atividades musicais realizadas em aulas de música envolvendo alunos do primeiro ao sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública em Caucaia, Ceará. O objetivo é refletir sobre a didática empregada no processo pedagógico, seus resultados no ensino-aprendizagem e na realização musical, através da análise das dimensões da musicalidade, baseando-se na proposta pedagógica da Aprendizagem Musical Compartilhada. As estratégias didáticas apresentadas neste relato foram concebidas a partir do cancioneiro brasileiro, exercícios musicais elaborados pelo professor, obras artístico-musicais de diversas partes do
mundo e composições criadas durante as aulas, fruto da interação entre professor e alunos. Para elaboração deste relato de experiência, utilizei planos de aula, relatórios, registros audiovisuais e diálogos entre professor e alunos. Os resultados indicam que as dimensões da musicalidade abordadas ao longo da experiência manifestam-se na realização musical expressa vocal e corporalmente por cada aluno. A pedagogia da
Aprendizagem Musical Compartilhada é evidenciada pela ação sonora coletiva e pela segurança dos participantes, permitindo a manifestação acolhedora das diferenças, sugerindo a viabilidade de incorporar regularmente essas práticas no currículo. Tais práticas promovem o desenvolvimento das dimensões da musicalidade e contribuem para a formação dos sujeitos que podem se tornar conscientes de si mesmos e do
contexto social em que estão inseridos.
Downloads
Referências
Disponível em: https://doi.org/10.37118/ijdr.24051.02.2022 . Acesso em: 30 maio 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HOULAHAN, Micheál; TACKA, Philip. Kodály today: a cognitive approach to elementary music education. 2. Ed. New York: Oxford University Press, 2015.
SOMBRA, Daniel do Nascimento. Educação musical soando na escola: transitando entre turno e contraturno numa escola de Caucaia/CE. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará,
Fortaleza, 2018. Disponível em: < http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35010 >. Acesso em: 18 ago. 2020.
______, Trilhando os caminhos do ensino público de música em Caucaia (CE). In: ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM. 11,. 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2012. p. 355-359. Disponível em:
< http://abemeducacaomusical.com.br/sistemas/anais/congressos/Anais_XI_Encontro_Regional_nordeste_2012.pdf >. acesso em 01 jun. 2024.
______, As dimensões da musicalidade em uma aula de música em Caucaia/CE, In: Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 23, . 2017, Manuas. Disponível em: < http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v2/papers/2571/public/2571-9494-1-PB.pdf >. acesso em: 01 jun. 2024.
VIGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.