Esta é a primeira de uma série de edições anuais, sob a forma de Dossiês extras da Revista DoCEntes, dedicada a dar vazão a recortes de dissertação e teses de professores da rede estadual pública cearense, com a missão de evidenciar os saberes docentes constituídos e reconstruídos na formação continuada dos docentes da rede estadual educacional cearense. Esta parceria entre Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), por meio da célula de Desenvolvimento de Pessoas, e Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio, por meio do Centro de Documentação e Informações Educacionais (CDIE), através das revistas científicas da SEDUC-CE, se deu a partir de um trâmite de praxe dos processos de requerimento de afastamento para estudos e/ou de ascensão funcionam, cujo fluxo operacional se dirige ao CDIE – que possui, dentre suas linhas articuladas de trabalho, a gestão da informação para tomada de decisões, gestão patrimonial histórica educacional e divulgação científica e promoção do letramento científico – para salvaguardar e publicizar estes trabalhos acadêmicos.
Tal parceria tem como plano de fundo uma das linhas de ação do Programa Ceará Educa Mais, que é o Desenvolvimento e Qualificação Profissional dos docentes da rede estadual, e que por sua vez articula estes dois setores da Secretaria da Educação do Estado do Ceará em suas razões de ser, fomentando, valorizando e potencializando a formação e o desenvolvimento profissional e pessoal daqueles que no labor de educar os jovens cearenses se constituem seres (mais) humanos. Entendemos, nós da equipe editorial da Revista DoCEntes, que é apenas valorizando os profissionais da educação, fomentando e incentivando suas formações continuada e contínua que o Ceará conseguirá cumprir com seu objetivo de educar mais, favorecendo ao letramento científico na rede estadual cearense de ensino.