Entrevista Professora Patrícia Del Nero Velasco
Resumo
Mesmo que a comunidade de professores(as) e pesquisadores(as) em educação do Brasil, em suas mais diversas formas de ser, entendam e defendam a Filosofia como um saber fundamental para o pleno desenvolvimento dos
cidadãos, aqueles que a ensinam ainda são impelidos a justificar e lutar pela sua presença nos diversos níveis educacionais. Ao mesmo tempo, novas demandas pedagógicas e de ensino, assim como políticas, surgem para os
professores(as) de Filosofia, levando-os a se modificarem e lidarem de forma outra com o presente. A revista DoCEntes, nesta edição de março de 2023, entrevistou especialistas brasileiros reconhecidos na área a fim de pensar as diversas nuances que, na atualidade, constituem o ensino desse saber. Abordando temas como racismo, livro didático, argumentação lógica, pesquisa, criticidade e políticas públicas educacionais como a BNCC e a Reforma do Ensino Médio (lei 13.415/2017), entre outros, as entrevistas presentes neste dossiê sobre Ensino de Filosofia possibilitam aos leitores uma problematização atualizada sobre a prática docente e pesquisa em torno de um componente curricular que, mesmo velho, com seus mais de 2500 anos de história, é fundamental para a formação integral dos cidadãos brasileiros, especialmente os jovens cearenses.
Downloads
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000.
_______. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências Humanas e suas Tecnologias (vol. 3). Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2006.
_______. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2018.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.