LIVRE COMPARTILHA MUSICAL: improvisação Musical Livre como Meio de Partilha do Eu Sonoro

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Musical Compartilhada, Improvisação musical livre, Formação humana

Resumo

Sociedade, educação e arte são dimensões indissociavelmente relacionadas entre si de tal maneira que essa interação contribui significativamente para a perpetuação das “mazelas” sociais decorrentes do sistema econômico em vigor presentes na contemporaneidade. Diante disso, o presente artigo busca refletir acerca da importância da “improvisação musical livre” como possibilidade de realização de vivências sonoras em social-aprendizagem, de modo a fomentar vivências musicais compartilhadas que promovam o desenvolvimento da criatividade, da expressividade e de um senso coletivo de solidariedade. Nessa perspectiva, a metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica, fundamentada na abordagem qualitativa, a
partir da qual foram empreendidas ponderações a respeito da importância da arte para a formação humana, da relevância da pedagogia da Aprendizagem Musical Compartilhada e de como a improvisação musical livre pode contribuir para a autêntica expressão sonora do sujeito. Percebemos que a improvisação musical livre, por possibilitar o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e expressividade, permite o compartilhamento do “eu sonoro” de cada indivíduo, bem como pode ser considerada um possível caminho para a emancipação humana, uma vez que viabiliza a formação de sujeitos com a visão social holística que possam interferir positivamente em suas realidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • PEDRO HARRISON DE FREITAS TEIXEIRA, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Ceará (2020), pós-graduação lato em nível de especialização em Produção Fonográfica pela Faculdade Unyleya (2021), pós-graduação em nível de especialização em Docência do Ensino Superior e Metodologias Ativas de Aprendizagem pela Faculdade Descomplica (2021), mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará, na Linha Educação, Currículo e Ensino (LECE), Eixo Ensino de Música. Atua como Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Ceará, onde desenvolve atividades relativas à promoção de bem-estar e qualidade de vida aos servidores da UFC, sobretudo por meio de ações na área da arte. Além disso, também atua como compositor e arranjador de obras musicais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

  • Elvis de Azevedo Matos, Universidade Federal do Ceará

    Educador, com formação inicial em música (licenciatura), pesquisa sobre Formação de Professores através de práticas musicais compartilhadas, com ênfase para Canto Coral, Harmonia Musical e Regência. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Instituto de Cultura e Arte - Curso de Licenciatura em Música. Além de ser licenciado em Música (1992 - Universidade Estadual do Ceará), Possui mestrado (2002) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Ceará, instituição na qual desenvolve trabalhos de pesquisa sobre Aprendizagem Musical Compartilhada (MUSA). Atua, também, como regente, compositor e arranjador de obras musicais. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, no qual orienta pesquisas nas temáticas de Educação Musical, Aprendizagem Musical Compartilhada, Arte-Educação e Formação de Professores. Musicoterapeuta em formação.

Referências

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. 2002. Disponível em: <https://bit.ly/2Gvhv7b>. Acessado em: 03/06/2024.
COSTA, Rogério. Processos de consistência e contextos na improvisação livre: aproximações preliminares. Orfeu, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 006–020, 2017. DOI: 10.5965/2525530401022016006. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530401022016006. Acesso em: 24 abr. 2024.
DIÓGENES, L. A. S. ; RABELO, J.J. ; RIO, C. P. O. A arte como estratégia de luta para a emancipação humana. REVISTA ELETRÔNICA ARMA DA CRÍTICA , v. 9, p. 190-203, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49464. Acessado em: 03/06/2024.
FERNANDES, Patrick Mesquita; VIANA JÚNIOR, Gerardo Silveira. Contextos de aprendizagem musical: uma abordagem sobre as práticas musicais compartilhadas do curso de música da UFC campus de Fortaleza. 2013. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6009. Acesso em 03/06/2024.
FERREIRA, N. B. P. A arte e a formação humana: implicações para o ensino da literatura. In: Lígia Márcia Martins; Newton Duarte. (Org.). Formação de professores. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, v. 1, p. 121-138. FREIRE, Paulo. Política e Educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2023.
HOGEMANN, Edna Raquel. Direitos humanos filosofia e ubuntu. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.
MATOS, Elvis de Azevedo. Aprendizagem Musical Compartilhada: âmbitos de encontro na construção da experiência musical. In: Marco Antônio Toledo Nascimento; Adeline Stervinou. (Org.). Ensino e Aprendizagens Musicais no Mundo: formação, diversidade e
currículo com ênfase na formação humana. 1a ed.Sobral: Sobral Gráfica e Editora, 2018, v. 1, p. 96-108.
MATOS, Elvis de Azevedo. Ronda de memórias - Aprendizagem Musical Compartilhada: uma abordagem autobiográfica. Curitiba: CRV, 2024.
MORAES, Maria Izaíra Silvino. Arte no processo de formação do educador: estratégias de aquisição e experiência compartilhada da sensibilidade artística e de linguagem musical ou um passeio coletivo. 1993. 222 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -
Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Fortaleza, 1993.
NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. O conceito de formação cultural (Bildung) em Hegel. Tese (Doutorado em Eduação) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Fortaleza, p. 203. 2013.
OECD. Bildung auf einen Blick: OECD-Indikatoren. Pari: OECD, 2008.
OLIVEIRA, Marcelo Mateus de. A improvisação musical na iniciação coletiva ao violão. 2012. 122f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012.
PEREIRA DE ABREU, Y.; MATOS, E. de A. Arts in schools curricula: disputes and possibilities for human emancipation: Artes nos currículos escolares: disputas e possibilidades para emancipação humana. Concilium, [S. l.], v. 24, n. 9, p. 428–440, 2024.
DOI: 10.53660/CLM-3400-24I21. Disponível em: https://clium.org/index.php/edicoes/article/view/3400. Acesso em: 11 jun. 2024.
PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. REVISTA DA ABEM, [S. l.], v. 22, n. 32, 2014. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/464. Acesso em: 11 jun. 2024.
QUINTÁS, A. L. Estética. Petrópolis: Editora Vozes, 1991.
SILVINO, Izaíra. ...Há, se eu tivesse asas... .Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2007.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organizadores: Michael Cole et al. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afechi. 7ª Edição. São Paulo:
Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

13/08/2024