Diálogos transdisciplinares em educação
Palavras-chave:
educação, diálogos, transdiciplinaridadeResumo
Nesse ano de 2024 em seu nono ano de edição a Revista DoCEntes tem o grato prazer de divulgar por meio de dossiê do XIX Congresso de História da Educação do Ceará tem por objetivo principal apresentar a produção acadêmica de pesquisadores experientes e em formação, sob diferentes recortes e perspectivas, que incidam sobre a temática geral proposta. Trata-se de um congresso de alcance internacional organizado pela Linha de Pesquisa História e Educação Comparada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE/LHEC).
Em evento realizado em 2023, o XIX teve o intuito de abrir espaço para a discussão sobre as questões em torno da temática Histórias de Famílias, Educação e Saúde Mental, no sentido de refletir sobre sua repercussão nas esferas do poder e saúde mental, no âmbito da família, nos espaços escolares e não escolares.Os artigos desse dossiê intitulado "Diálogos transdisciplinares em educação" foram escritos por professores(as) pesquisadores9as) de diferentes áreas de atuação (educação básica e ensino superior), mas todos(as) eles(as) têm um olhar comum: a escola e os processos educacionais, o que não se limita aos espaços escolares. Ao longo dos textos apresentados, é possível perceber nitidamente a aproximação com a dinâmica escolar e dos processos educativos.
Os diversos temas apresentados nos textos, o(a) leitor(a) é convidados a perceber e compreender os processos educativos a partir da transdisciplinaridade. Aqui docentes da educação básica do ensino superior tiveram a oportunidade de apresentar seus relatos didáticos -pedagógicos e experiências de pesquisa a partir de distintos olhares. É nesse contexto de diversidade e oportunidade que este dossiê temático, visa contribuir acerca da escola.
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