MÚLTIPLOS LETRAMENTOS ESCOLARES
Palavras-chave:
letramento, letramento escolarResumo
A temática dos letramentos tem se encorpado nos últimos anos e as submissões para o fluxo contínuo da Revista DoCEntes têm sido uma testemunha bibliográfica disso. Superando uma perspectiva meramente aquisicionista de linguagem e aprendizagens cognitivas, diferentes perspectivas que têm discutido este conceito como categoria de estudos têm se articulado a paradigmas educacionais que pensam a escola como mais um espaço de produção de saberes e que se dialetiza com os demais espaços de formação humana, integrando-os em uma compreensão complexa da educação como integral, premissa basilar do Programa Ceará Educa Mais (CEARÁ, 2021) e das mais recentes políticas indutoras em níveis estadual e federal. Esse movimento que se reverbera nos textos submetidos à DoCEntes pode ser explicado, segundo Pereira (2022), a partir dos Novos Estudos do Letramento, uma vez que promovem uma abordagem social ao letramento, abrangendo os conhecimentos intra e extraescolares como intrínsecos a todas as práticas sociais, sendo os letramentos escolares uma ponte para compreender e aprofundar outros letramentos.
Downloads
Referências
Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 79-92.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).