VALORIZANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

  • Gerente Revista Docentes
Palavras-chave: Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional docente

Resumo

O título deste editorial resume um “mantra” dos últimos meses, desde que a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), por meio da célula de Desenvolvimento de Pessoas, encaminhou ao Centro de Documentação e Informações Educacionais (CDIE) – responsável pela editoração desta revista – o pedido de publicação dos trabalhos de conclusão de cursos de mestrado e doutorado de um grupo de docentes servidores da rede estadual sob a forma de artigos para compor uma edição da Revista DoCEntes.

Esta iniciativa se tornou não apenas um dossiê desta revista, abrigado pela edição extra de volume 08, nº 24; passará a ser a primeira de edições anuais com a mesma razão de ser: evidenciar os saberes docentes constituídos e reconstruídos na formação continuada dos docentes da rede estadual educacional cearense. Importa frisar que aqui, a formação continuada é entendida tal qual Marcelo García (2009)1 como a formação continuada à inicial profissional docente no tocante à formação
acadêmica nos cursos de formação de professores (no caso brasileiro, das licenciaturas), ou seja, as formações lato (especializações e aperfeiçoamentos) e stricto sensu (mestrados, doutorados, estágios de pós-doutoramento e livres-docências), sendo as demais modalidades de formação experiencial pessoal e profissional contínua ocorridas nos contextos de profissão (em serviço e para o serviço) ou nos contextos auto, hetero e ecoformativos (GALVANI, 2002)2 das múltiplas dimensões
formativas humanas (RÜSEN, 2015)3, chamadas de formação contínua.

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Publicado
27/12/2023