Ensino e aprendizagem em tempos de pandemia
Palavras-chave:
Semionário DoCEntes, Ensino e ApredizagemResumo
A pandemia da covid19 repercutiu na vida e no cotidiano de toda a sociedade em nível global. O impacto da epidemia nos sistemas de Saúde foi devastador. Mas a Educação também sofreu danos que, em alguns casos, levarão anos ou décadas para serem revertidos. O Dossiê Ensino e aprendizagem em tempos de pandemia constitui um dos resultados do Seminário DoCEntes realizado em outubro de 2021. O evento foi realizado ainda de forma remota e contou com a participação de 1313 docentes da rede estadual de ensino do Ceará sendo 513 certificados.
Os artigos que brindam essa edição foram escritos no rescaldo da pandemia e refletem em grande parte os desafios postos ao processo de ensino e aprendizagem num contexto de isolamento social. Os desafios à aprendizagem foram enormes no primeiro plano, tanto para estudantes quanto para docentes. Num segundo plano, os obstáculos exigiram uma gestão pedagógica da escola mais qualificada para planejar, executar e acompanhar a rotina pedagógica escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).