AS TECNOLOGIAS A SERVIÇO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
uma experiência de uso de textos multimodais em uma escola pública estadual cearense
Palavras-chave:
Tecnologias. Multimodalidade. Ensino-aprendizagem.Resumo
No presente trabalho buscamos refletir sobre os usos de textos multimodais como apoio didático firmado nas tecnologias e de que forma estes textos auxiliam na construção da argumentação. Através das premissas da pesquisa–ação, visamos compreender se o uso de textos/recursos multimodais favorece o processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica deste trabalho está pautada na visão de multiletramentos e ensino e aprendizagem apresentada por Rojo e Moura (2012), sobre a multimodalidade, e também nos pressupostos de argumentação e linguagem, de Koch (2011). O desenvolvimento das sequências didáticas amplia novos horizontes no que diz respeito à diversificação e à dinamização das aulas de Língua Portuguesa. A realização da pesquisa-ação comprovou que a aprendizagem por meio dos textos multimodais facilita a compreensão da linguagem escrita e oral. Além disso, incorpora às aulas de Língua Portuguesa dinamicidade e interatividade, fazendo com que os estudantes aprendam e saibam atribuir significados aos conhecimentos adquiridos.
Downloads
Referências
BRASIL. Encontro de Formação Orientação para Componente Eletivas 1º semestre 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=28PlowQl_Mw>. Acesso em: 19 jan. 2022.
BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.) Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of
contemporary communication. London: Arnold, 2001.
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo Cortez, 2012.
MARTINS, A. B. Documento de Formação Docente: Eletivas (mimeo). Disponível em: https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Perguntas-Orientadoras-Eletivas-07_02.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.
MAZDZENSKI, Leonardo. Multimodalidade e gênero textual: analisando criticamente as cartilhas jurídicas. Recife: Universitária, 2008.
MORAN, J. M.; MASETTO, M; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7.. ed. São Paulo: Papirus, 2003.
ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. (Org). Escol@ Conectada: Os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.