AS TECNOLOGIAS A SERVIÇO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
uma experiência de uso de textos multimodais em uma escola pública estadual cearense
Resumo
No presente trabalho buscamos refletir sobre os usos de textos multimodais como apoio didático firmado nas tecnologias e de que forma estes textos auxiliam na construção da argumentação. Através das premissas da pesquisa–ação, visamos compreender se o uso de textos/recursos multimodais favorece o processo de ensino-aprendizagem. A fundamentação teórica deste trabalho está pautada na visão de multiletramentos e ensino e aprendizagem apresentada por Rojo e Moura (2012), sobre a multimodalidade, e também nos pressupostos de argumentação e linguagem, de Koch (2011). O desenvolvimento das sequências didáticas amplia novos horizontes no que diz respeito à diversificação e à dinamização das aulas de Língua Portuguesa. A realização da pesquisa-ação comprovou que a aprendizagem por meio dos textos multimodais facilita a compreensão da linguagem escrita e oral. Além disso, incorpora às aulas de Língua Portuguesa dinamicidade e interatividade, fazendo com que os estudantes aprendam e saibam atribuir significados aos conhecimentos adquiridos.
Downloads
Referências
BRASIL. Encontro de Formação Orientação para Componente Eletivas 1º semestre 2021. Disponível em:
BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.) Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of
contemporary communication. London: Arnold, 2001.
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo Cortez, 2012.
MARTINS, A. B. Documento de Formação Docente: Eletivas (mimeo). Disponível em: https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Perguntas-Orientadoras-Eletivas-07_02.pdf. Acesso em: 19 jan. 2022.
MAZDZENSKI, Leonardo. Multimodalidade e gênero textual: analisando criticamente as cartilhas jurídicas. Recife: Universitária, 2008.
MORAN, J. M.; MASETTO, M; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7.. ed. São Paulo: Papirus, 2003.
ROJO, R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, R. (Org). Escol@ Conectada: Os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.