TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Diana Nara Da Silva Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Vanessa Maia Rabelo Universidade Estadual do Ceará
  • Edvar Ferreira Basílio Universidade Federal do Ceará
  • Luís Távora Furtado Ribeiro Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Rochester Ferreira Lima Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

TDIC. Ensino de Geografia. Práticas docentes significativas

Resumo

Esse estudo tem como objetivo demonstrar a diversidade de abordagens interdisciplinares e integradas que podem ser instrumentalizadas na disciplina escolar de Geografia por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Na primeira parte, direcionamos a uma reflexão para alguns dos desafios da escola e do ensino de Geografia na atual sociedade da informação e do conhecimento. Em um segundo momento, apresentamos possibilidades de promoção de conteúdos curriculares de Geografia com o auxílio do software Google Earth. Nesse intuito, realizamos uma análise socioespacial a partir da geotecnologia mencionada tomando como foco referencial a área urbana do município cearense de Limoeiro do Norte, destacado por sua relevância estadual como polo comercial, educacional e fruticultor na região do baixo vale do rio Jaguaribe. Fundamentamos nosso estudo numa abordagem qualitativa em pesquisa de cunho bibliográfico, apoiando a investigação em teóricos, como Imbernón (2010), Coll e Monereo (2010), Evangelista; Moraes; Silva, (2017), Santos (1997, 2006), Corrêa (2010) e Japiassu (2006) e Fazenda (1998). O uso das TDIC, quando bem planejado e orientado à construção de aprendizagens significativas, funciona como importante aliado na geração e disseminação de conhecimentos de maneira inter-relacional, crítica, criativa e inovadora, conectados às reivindicações da sociedade e das juventudes contemporâneas, que há muito não se reconhecem nas metodologias de ensino pautadas no tradicionalismo pedagógico.

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Biografia do Autor

  • Maria Vanessa Maia Rabelo, Universidade Estadual do Ceará

    Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará, campus Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos

  • Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará

    Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (PPGE - UFC); Especialista em Educação Ambiental e em Gestão Escolar Integrada; Licenciado e Bacharel em Geografia, com habilitação em Estudos Geográficos Regionais pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE

  • Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará; Pós-doutor na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy; Professor livre docente da Universidade Federal do Ceará, Professor-pesquisador do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará; Membro do COMITÉ DE PARRAINAGE DU SÉMINAIRE ?MARX AU XXIe SIÈCLE? do. Le Centre d?Histoire des Systèmes de Pensée Moderne (CHSPM) Paris 1, PANTHÉON Sorbonne. Professor-pesquisador do CONVÊNIO DE COLABORAÇÃO ENTRE A L?UNIVERSITÉ PARIS 1 PANTHÉON-SORBONNE (LABORATOIRE PHARE - PHILOSOPHIE, HISTOIRE ET ANALYSE DES REPRE¬SEN¬TATIONS ÉCONOMIQUES).

  • Carlos Rochester Ferreira Lima, Universidade Estadual do Ceará

    Mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará UECE; Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Professor Susbtituto da Universidade Estadual do Ceará. Professor da rede municipal de Russas- Ceará

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Publicado

26/10/2022

Como Citar

TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA. (2022). Revista Docentes, 7(20), 66-73. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/323