TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Resumo
Esse estudo tem como objetivo demonstrar a diversidade de abordagens interdisciplinares e integradas que podem ser instrumentalizadas na disciplina escolar de Geografia por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Na primeira parte, direcionamos a uma reflexão para alguns dos desafios da escola e do ensino de Geografia na atual sociedade da informação e do conhecimento. Em um segundo momento, apresentamos possibilidades de promoção de conteúdos curriculares de Geografia com o auxílio do software Google Earth. Nesse intuito, realizamos uma análise socioespacial a partir da geotecnologia mencionada tomando como foco referencial a área urbana do município cearense de Limoeiro do Norte, destacado por sua relevância estadual como polo comercial, educacional e fruticultor na região do baixo vale do rio Jaguaribe. Fundamentamos nosso estudo numa abordagem qualitativa em pesquisa de cunho bibliográfico, apoiando a investigação em teóricos, como Imbernón (2010), Coll e Monereo (2010), Evangelista; Moraes; Silva, (2017), Santos (1997, 2006), Corrêa (2010) e Japiassu (2006) e Fazenda (1998). O uso das TDIC, quando bem planejado e orientado à construção de aprendizagens significativas, funciona como importante aliado na geração e disseminação de conhecimentos de maneira inter-relacional, crítica, criativa e inovadora, conectados às reivindicações da sociedade e das juventudes contemporâneas, que há muito não se reconhecem nas metodologias de ensino pautadas no tradicionalismo pedagógico.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. NOVAK, J. HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 8 de Jul. 2020.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Conheça cidades e estados do Brasil. Disponível: https://cidades.ibge.gov.br/. Acesso em: 10 de Jul. 2020.
COLL, C. MONEREO, C. (2010). Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. Em C. Coll & C. Monereo (Orgs.), Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação (N. Freitas, Trad., pp. 15-46). Porto Alegre: Artmed.
CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.
COSTA, R. S.; DUQUEVIZ, S. B. C.; PEDROZA, R. L. S.. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. SP. Volume 19, Número 3, Set/Dez, 2015. p. 603-610. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n3/2175-3539-pee-19-03-00603.pdf.
EVANGELISTA, A. M.; MORAES, M. V. A. R.; SILVA, C. V. R. Os usos e aplicações do Google Earth como recurso didático no ensino de geografia. Revista Percursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 152- 166, set./dez. 2017.
FARIAS, I. S. de. NASCIMENTO. V. F. do. MOURA. P. A. A escola faz currículo: notas sobre escolas que inovam em tempo de BNCC. Revista Docentes. Fortaleza, v. 4, n. 9, agosto 2019. p. 12 - 19.
FAZENDA, I; Arantes, C. (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2005. (1998). v. 1. 192 p.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
IPECE-2005. Perfil Básico Municipal - Limoeiro do Norte. Disponível em: https://www.ipece.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/45/2018/09/Limoeiro_do_Norte_2005.pdf. Acesso em: 09 de Jul. 2020.
JAPIASSU, H. O espírito interdisciplinar. Cadernos Ebape. Vol.4. N.3 Rio de Janeiro. Out. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512006000300006. Acesso em: 09 de Jul. 2020.
JUCÁ, G. N. M. O espaço nordestino: o papel da pecuária e do algodão. In: SOUZA, S.(Coord.). História do Ceará. Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha, 1994.
MAIA, R. P. Origem e evolução natural do baixo Jaguaribe. In: SILVA, J. B.; DANTAS, E. W. C.; ZANELLA. M. E.; MEIRELES, A, J, de ANDRADE. (Orgs). Litoral e Sertão: natureza e sociedade no nordeste brasileiro. Fortaleza; Expressão Gráfica, 2006.
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. (Understanding Media).12. ed. São Paulo: Cultrix, 2002.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SOUSA, J. J. de. O uso do Google Earth no Ensino de Geografia: uma experiência na escola municipal Mariano Borges Leal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS/ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 4., 2018, São Carlos. Anais. São Paulo: Universidade Federal de São Carlos, 2018. p. 1 – 15.
TAROUCO, L. Competências Digitais dos Professores. In: Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br. (2018). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2018. São Paulo: CGI.br.
THIMMIG, R. A. Aplicação do Google Earth no Ensino da Geografia. Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP - 2009. 06 p. Disponível em: https://www.unaerp.br/documentos/1108-aplicacao-do-google-earth-no-ensino-de-geografia/file. Acesso em: 09 Jul. 2020.