OS DESAFIOS DO PROCESSO DE LETRAMENTO ESCOLAR COM BASE NA CONCEPÇÃO DE SIMONETTI

Autores

  • João Ribeiro Neto Universidade Federal do Ceará
  • MARCELO IGOR DA SILVA E SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • FRANCISCO HERBERT LIMA
  • DANIEL BRANDÃO MENEZES UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Palavras-chave:

Alfabetização. Aprendizagem. Letramento

Resumo

O presente trabalho privilegia a obra intitulada O Desafio de Alfabetizar e Letrar de Amália Simonetti, que facilitou a compreensão da relação dos diferentes momentos da aprendizagem dentro do processo de alfabetização e letramento. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, o estudo objetiva compreender como ocorre o processo de alfabetização em consonância com o letramento. No decorrer da pesquisa são expostas as diferentes aporias que surgem em relação ao processo de alfabetização e letramento, para assim, explicitar que são situações distintas e complementares, ao passo em que são postos elementos que evidenciam a postura metodológica da prática didática dos educadores. Como principal resultado, evidencia-se o processo de letramento é fundamental para a inserção do educando na vida em sociedade para que a pessoa compreenda e diferencie informações nos diferentes gêneros textuais. Ademais, cabe a escola se apropriar das práticas de letramento para possibilitar uma aprendizagem efetiva e significativa. Como trabalhos futuros, sugere-se novas pesquisas e estudos que possibilitem novas reflexões teóricas e práticas pedagógicas, a partir de autores que versam sobre novas metodologias de alfabetização, na perspectiva do alfabetizar letrando.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Ribeiro Neto, Universidade Federal do Ceará

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE). Professor na Rede Municipal de Educação de Pentecoste. CE, Brasil.

  • MARCELO IGOR DA SILVA E SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

    Doutorando em Filosofia (UFC). Mestre em Filosofia (UFC). Especialista em Alfabetização e Multiletramentos (UECE). Especialista em Gestão Escolar (UNIATENEU). Graduado em Filosofia (UECE). Graduado em História (UVA). Graduado em Pedagogia (UNINTER). Professor Efetivo da Prefeitura Municipal de Pentecoste -Ceará.

  • FRANCISCO HERBERT LIMA

    Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Doutorado em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-CE.

  • DANIEL BRANDÃO MENEZES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática pela UFC e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada pela UFC.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ISBN 978-85-336-2356-9
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 19ª ed. São Paulo Cortez Editora, 2008.
_________________. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
_________________. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 2ª ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.
_______________ _ .Avaliação da aprendizagem; visão geral. Entrevista concedida ao Jornalista Paulo Camargo, São Paulo, publicado no caderno do Colégio Uirapuru, Sorocaba, estado de São Paulo, por ocasião da Conferência: Avaliação da Aprendizagem na Escola, Colégio Uirapuru, Sorocaba, SP, 8 de outubro de 2005.
_________________. Avaliação da Aprendizagem na Escola e a Questão das Representações Sociais. Revista Científica, São Paulo, v. 4, n. 02, p. 79 a 88, 2002.
__________________. Entrevista à Revista Nova Escola sobre Avaliação da Aprendizagem, publicada em 2001.
LUCKESI, Cipriano Carlos et. al. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. 14ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
MEDEIROS, João. Redação Científica. 9ª Edição. Editora Atlas. 2007. ISBN 978-85- 224-4814-2
MORAIS, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012
SAMPAIO, Jackson. Trabalhos Científicos. 3ª Edição. Fortaleza. EDUECE. 2010. ISBN 978-85-7826-059-0
SIMONETTI, Amália. O Desafio de Alfabetizar e Letrar, IMEPH, Ceará, 2007

Downloads

Publicado

06/05/2024