OS DESAFIOS DO PROCESSO DE LETRAMENTO ESCOLAR COM BASE NA CONCEPÇÃO DE SIMONETTI
Palavras-chave:
Alfabetização. Aprendizagem. LetramentoResumo
O presente trabalho privilegia a obra intitulada O Desafio de Alfabetizar e Letrar de Amália Simonetti, que facilitou a compreensão da relação dos diferentes momentos da aprendizagem dentro do processo de alfabetização e letramento. A pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, o estudo objetiva compreender como ocorre o processo de alfabetização em consonância com o letramento. No decorrer da pesquisa são expostas as diferentes aporias que surgem em relação ao processo de alfabetização e letramento, para assim, explicitar que são situações distintas e complementares, ao passo em que são postos elementos que evidenciam a postura metodológica da prática didática dos educadores. Como principal resultado, evidencia-se o processo de letramento é fundamental para a inserção do educando na vida em sociedade para que a pessoa compreenda e diferencie informações nos diferentes gêneros textuais. Ademais, cabe a escola se apropriar das práticas de letramento para possibilitar uma aprendizagem efetiva e significativa. Como trabalhos futuros, sugere-se novas pesquisas e estudos que possibilitem novas reflexões teóricas e práticas pedagógicas, a partir de autores que versam sobre novas metodologias de alfabetização, na perspectiva do alfabetizar letrando.
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Referências
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