CONTEXTUALIZAÇÃO DIDÁTICA DA FUNÇÃO EXPONENCIAL

:por que ensinar a interpretar o gráfico da doença COVID-19?

Palavras-chave: Contextualização Didática, Função Exponencial, COVID-19, Interpretação do Gráfico

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é contextualizar didaticamente o gráfico da doença COVID-19 em uma perspectiva Matemática, especificamente, apoiando-se no estudo de função exponencial a nível de Ensino Médio (EM). Para isso, buscamos fazer um embasamento teórico pautado em pesquisas que investigaram o ensino de função exponencial, especialmente, o ensino desse tema vinculado à Biologia. Como resultados, analisamos os dados gráficos em um comparativo entre a China e o Brasil, em que a COVID-19 tem um comportamento semelhante à curva exponencial; ainda analisamos que, por meio de uma contextualização didática, em um primeiro momento, o gráfico gerado por cada país se assemelha a um gráfico de uma função exponencial. Como conclusão, inferimos que a contextualização didática em um nível básico e intuitivo se faz necessária para nossos alunos de EM, pois os mesmos têm que se apropriar das ferramentas matemáticas nesse nível de ensino, com vistas a tomar decisões importantes diante dessa pandemia.

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Publicado
19/08/2021