PESQUISAS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DAS GRADUAÇÕES OFERTADAS PELO INSTITUTO UFC VIRTUAL
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Palavras-chave:
Revisão Sistemática de Literatura., UFC Virtual., EaD.Resumo
O presente trabalho visa identificar os artigos científicos que investigaram o tema sobre experiências pedagógicas com as graduações ofertadas pelo Instituto UFC Virtual no intervalo de tempo de 2017 a 2022. A base teórica traz um resgate histórico da Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal do Ceará (UFC), incluindo a consolidação da UFC Virtual. A metodologia de pesquisa foi a Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que pode ser definido como uma metodologia de pesquisa de trabalhos científicos que busca melhores resultados de pesquisas acadêmicas que atendam a uma temática de investigação. As bases de pesquisas utilizadas para a coleta e análise de artigos foram o Repositório Institucional da UFC e o Oasisbr, no qual se utilizou as palavras-chaves “Educação a Distância” e “Distance Education” e “Ceará” e “Universidade Federal do Ceará”. Foi verificado que dos trabalhos 44 (Repositório da UFC) e 268 (Oasisbr), somente, respectivamente, 4 e 14 atendiam aos critérios de inclusão determinados. Deste novo resultado, somente, respectivamente, 1 e 2 trabalhos atendiam aos critérios de exclusão. Como conclusões, observou-se a identificação de três artigos científicos que foram publicados em periódicos acadêmicos. Eles trataram de investigar, de forma direta ou indireta, temáticas sobre experiências formativas das graduações do Instituto UFC Virtual.
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Referências
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