USO DO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO PHET COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE ÓPTICA
Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) têm estado cada vez mais presentes no cotidiano escolar dos alunos, sendo necessário utilizá-las como aliadas no processo de ensino-aprendizagem discente. Dessa forma, a presente pesquisa tem por objetivo promover o uso do software de simulação PhET como ferramenta de ensino nas aulas de Física, Óptica, especificamente, do 2° ano do Ensino Médio, para auxiliar na visualização dos fenômenos físicos envolvidos no conteúdo proposto. Dentro da Óptica Geométrica, trabalhou-se os conteúdos de reflexão, refração e dispersão. Desenvolveu-se as atividades em duas aulas, com aplicação de questionários antes e depois da aula teórica, na qual se fez o uso de experimentos por meio de simulações. Com a utilização do PhET, verificou-se que os alunos observaram fenômenos físicos que antes somente eram vistos em imagens de livros, despertando, assim, um estímulo visual que faz com que interajam mais durante a aula, acarretando melhorias no processo de ensino-aprendizagem. Percebeu-se também um aumento da motivação dos alunos, tendo eles encontrado no software uma forma mais dinâmica e eficiente para interpretar os fenômenos físicos.
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