O CORPO NEGRO NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
avaliando o uso de textos e slides
Palavras-chave:
Corpo Negro, Ensino Médio, Leitura TextualResumo
Frente as discussões acerca da inserção de tópicos mais atuais de Física na Educação Básica, esta pesquisa tem por objetivo introduzir o tema Corpo Negro em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, enfatizando a quebra de paradigmas que ocorreu após as contribuições de Planck. Para o andamento da aula, optou-se por utilizar a leitura textual para introduzir o conteúdo e slides para maior detalhamento. Como coleta de dados, foi aplicado um questionário aos alunos pela plataforma Google Forms via WhatsApp, o qual continha questões para avaliarem qualitativamente a aula e os conhecimentos científicos adquiridos através dela. Foi constatado que: a leitura de textos foi mais relevante para o aprendizado do que a exposição de slides; os estudantes despertaram interesse por estudar mais sobre Física Moderna e Contemporânea; os percentuais de acerto das questões especificas foram acima de 75%.
Downloads
Referências
ANGOTTI, J. A. P.; BASTOS, F. P.; MION, R.A. Educação em física: discutindo ciência, tecnologia e sociedade. Revista Ciência e Educação. Bauru, v. 7, n. 1, p. 183-197, 2001.
ASSIS, A.; TEIXEIRA, O. P. B. Algumas reflexões sobre a utilização de textos alternativos em aulas de Física. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.
CORRÊA, A. L. L. A prática de leitura e escrita de alunos do Ensino Médio sobre Física Moderna e Contemporânea. Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2003.
CORREIA, D.; SCHIRMER, S. B.; SAUERWEIN, I. P. S. Leitura, escrita e o ensino de Física: possibilidades e desafios a partir de uma oficina para o PIBID. In: II Fórum Internacional de Educação, 2016.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
KUHN, T. A estrutura das Revoluções científicas. Editora Perspectiva. 1997.
MACHADO, M. Elaboração e desenvolvimento de uma unidade didática sobre os conceitos de transmissão de calor e radiação do corpo negro. Dissertação de Mestrado. 235p. Lavras, Minas Gerais, 2017.
MEGGIOLARO, G. P.; BETZ, M. E. M. Ensino da radiação do corpo negro em sala de aula. In: II Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.
OLIVEIRA, A. M. de; FILHO, C. J. R. Uso pedagógico do data show no ensino de ciências. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, v. 1, 2013.
OLIVEIRA, F.; ZWIRTES, A. A Física Moderna no Ensino Médio: Fundamentos de Física Moderna. Biblioteca Universitária. Ijuí: Ed. UNIJUI, 45-58, 2006.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 1, n. 3, 1996.
PAULO NETO, J. G.; OLIVEIRA A. N de; SIQUEIRA, M. C. A. Ensino de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio: o que pensam os envolvidos? ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, v. 6, n. 1, p. 65-89, 2019.
RIBEIRO FILHO, A. Capítulo V – Os Quanta e a Física Moderna. In: ROCHA, José F. Origens e Evolução das ideias da Física. Salvador: EDUFBA, 2002. p. 301-359.
SALÉM, S.; KAWAMURA, R. O texto de divulgação e o texto didático: conhecimentos diferentes? In: V Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, Águas de Lindóia. Águas de Lindóia, pp. 588-598, 1996.
SANTOS, J. D. Cola da Web. Max Planck e o Quantum, 2011. Disponível em: <http://www.coladaweb.com/fisica/ondas/max-planck-e-o-quantum>. Acesso em: 05 de nov. 2019.
SERWAY, R. A; JEWETT, J. Princípios de Física: Óptica e Física Moderna. v. 4. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
TERRAZZAN, E. A.; GABANA, M. Um estudo sobre o uso de atividades didáticas com texto de divulgação científica em aulas de física. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, São Paulo. Disponível em: <http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/ivenpec/Arquivos/Orais/ORAL172.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2019.