Formação docentes e tecnologias
Palavras-chave:
formação, tecnologiaResumo
O Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Estado do Ceará Profa. Maria Neli Sobreira de Oliveira (FormaCE) integra a estrutura da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – Seduc/CE, conforme Decreto nº 34.606, de 28 de março de 2022, denominado Estabelecimento de Ensino pela Portaria nº 0256/2022 – GAB, de 31 de março de 2022, com autonomia administrativa, patrimonial, didático-pedagógica e disciplinar.
O FormaCE é resultado de uma política continuada de formação, valorização e desenvolvimento profissional, integrando o Programa Ceará Educa Mais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) nos eixos Desenvolvimento e Qualificação dos Professores e Educação Conectada. Instituído efetivamente em 2024, tem como objetivo precípuo: Promover e fortalecer a formação continuada das/os professoras/es da rede pública estadual de ensino, nas modalidades presencial e semipresencial, priorizando o desenvolvimento de competências para a utilização pedagógica da inteligência artificial, com vistas a ampliar os resultados de aprendizagem das/os estudantes, apoiar a recomposição de aprendizagens e estimular a desenvoltura docente no âmbito digital.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Saberes Digitais Docentes/MEC. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escolas-conectadas/20240822MatrizSaberesDigitais.pdf. Acesso em: 08 jan. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).