EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DIFICULDADES NA AÇÃO DOCENTE
Um Estudo Exploratório com Professores de Educação Física das Escolas Estaduais de Educação Profissional de Fortaleza-CE
Resumo
: A inserção da Educação Física (EF) no âmbito escolar tem como objetivos a vivência da cultura corporal do movimento. Entretanto, para a concretização deste objetivo o professor desta disciplina enfrenta dificuldades históricas. Dentre estes problemas podemos citar a desvalorização da disciplina no contexto escolar, a falta de materiais para as práticas, a desmotivação dos alunos para participarem das aulas, dentre outras dificuldades bem documentadas na literatura atual. Em face deste contexto, este estudo tem como questão central identificar quais são as dificuldades encontradas pelos professores de EF para ministrar as aulas no âmbito das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) de Fortaleza-CE, haja vista que estas apresentam um contexto diferenciado das outras escolas públicas regulares. Assim, o presente trabalho buscou identificar quais são as dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física ao exercer sua ação docente nas EEEPs. Para tanto, o presente estudo combinou a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, onde a última foi realizada com professores de Educação Física da EEEP’s de Fortaleza-Ce (n = 13), através de questionário. A partir da análise e discussão dos dados obtidos pode-se afirmar que apesar das EEEPs apresentarem uma melhor condição para o exercício docente, ainda existem muitas dificuldades a serem transpostas pelos docentes de Educação Física. Salienta-se, portanto, a busca continua pela formação e preparação para o trabalho com Educação Física Escolar.
Downloads
Referências
ALVES, U. S. Não ao sedentarismo, sim à saúde: contribuições da Educação Física escolar e dos esportes. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 31, n. 4, 464-469, 2007. Disponível em:
BEVILAQUA, R.; CARVALHO, E. P. Ensino médio integrado à educação profissional: concepções e desafios no Instituto Federal Farroupilha – campus São Vicente do Sul. Dialogo e Interação, Cornélio Procópio – PR, v.1, p. 1-9, 2009. Disponível em:
BRASIL, Ministério da educação. Brasil Profissionalizado. 2008. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília, 2007. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1997. Disponível em:
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Brasília, 2000. Disponível em:
BRASIL. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Conselho Nacional de Educação, Brasília, 2002. Disponível em:
BRASIL. Decreto n. 5.154, de 23 de julho de 2004. Disponível em:
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:
CEARÁ. Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará. Educação Profissional. [2008]. Disponível em:
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FARIA et al. O bom professor de educação física na ótica de professores e acadêmicos de educação física. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2011. Disponível em:< http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4601_3276.pdf>. Acesso em: 20/05/2014
FERREIRA, H. S. A utilização das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física. Revista Digital EFDeportes.com, Buenos Aires, n. 130, 2009. Disponível em:< http://www.efdeportes.com/efd130/lutas-como-conteudo-das-aulas-de-educacao-fisica.htm>. Acesso em: 01/07/2014
MELO, L. G.; FINCK, S. C. M. Formação docente e prática pedagógica dos professores de educação física: uma análise das relações no contexto escolar. In: IX ANPED SUL. 2012. Disponível em:
OLIVEIRA, G. R.; MOURA, G.; URBINATI, K. S. Aspectos pedagógicos do ensino das lutas na Educação Física Escolar. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2013. Disponível em: < http://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/13948_6840.pdf>. Acesso em: 10/07/2014
OLIVEIRA, R. H. Problemas e soluções da Educação Física Escolar: um estudo bibliográfico. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011. Disponível em:< http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39123/000825517.pdf?sequence=1> Acesso em: 20/06/2014.
OTAVIANO, F. T. A. Motivos que levam ao desinteresse dos discentes do ensino médio do centro Educacional (ced) 06 da Ceilândia/DF pelas aulas de educação física. CEILÂNDIA: Universidade de Brasília, 2012. Disponível em:
PIROLO, A. L.; MAGALHÃES, C. H. F. Os professores de educação física e as dificuldades da prática pedagógica escolar. Revista Especial de Educação Física, [s. l.], v., n. 2, 372-384, 2004. Disponível em: < http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/simp_2004/6.cultura_cotidiano/6.6_Os%20professores_de_EF.pdf>. Acesso em: 20/05/2013.
SILVA et al. A importância da dança nas aulas de Educação Física - revisão sistemática. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – v. 11, n. 2, 2012, p. 38-54. Disponível em:
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDTH, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009, p. 31-42.