Entrevista Professora Drª Isabel Sabino de Freitas

Autores

  • Gerente Revista Docentes

Palavras-chave:

formação continuada, qualificação profissional

Resumo

No sentido de uma compreensão conceitual epistêmica e política a respeito dos processos de formação docente continuada, em diálogo com as dimensões do desenvolvimento e da qualificação profissional, convidamos a Profª Drª Isabel Sabino de Farias, que é doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e fez Estágio Pós-Doutoral em Educação na Universidade de Brasília (UnB).
Além disso, a entrevistada é docente associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós–Graduação em Educação. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nivel 2; membro da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico da FUNCAP, na área das Ciências Humanas, Linguagem e Artes (CHLA) (2021-2023); editora adjunta da Revista Educação Formação (REDUFOR/UECE) e da Revista Education Policy Analysis Archives (EPAA, Flórida EUA). É também membro do GT8 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).
Nesta entrevista, que ocorreu no dia 04/07/23, gentilmente cedida pela professora em sua residência, a docente nos contou a respeito de sua trajetória acadêmica, de sua aproximação com a temática abordada nesta edição extra da Revista DoCEntes e de como têm desenvolvido em suas pesquisas e práticas formativas reflexões concernentes aos conceitos abordados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CRUZ, Giseli Barreto da; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos – SP, v.14, 1–15, e4149114, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149. Acesso em: novembro de 2021.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NASCIMENTO, Valdriano Ferreira do; MOURA, Patrícia Almeida. A escola faz currículo. Nota sobre escolas que inovam em tempos de BNCC. Revista Docentes. Fortaleza/SEDUC, v. , n. 9, 2019, p. 12–19. Disponível em: file:///C:/Users/OBEDUC–UECE/Downloads/document.pdf. Acessado em 20/03/21.
FARIAS. Isabel Maria Sabino de. Inovação e mudança: implicações sobre a cultura dos professores. 2002. 156f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002.
FARIAS. Isabel Maria Sabino de. A atividade docente no Telensino: um estudo acerca dos saberes mobilizados na prática pedagógica do orientador de aprendizagem. 1997. 198p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade
de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1997.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de; JARDILINO, J. R. L.; SILVESTRE, M. A.; ARAÚJO, R. M. B. Pesquisa em Rede: Diálogos de formação em contextos coletivos de conhecimento. Fortaleza: EdUECE, 2018.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de; JARDILINO, J. R. L.; SILVESTRE, M. A. (Orgs.). Aprender a ser professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SALES, Josete de Oliveira Castelo Branco; BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho; FRANÇA, Maria do Socorro Lima Marques. Didática e Docência: aprendendo a profissão. 4ª Ed. Brasília–DF: Liber Livro, 2014.

Downloads

Publicado

27/12/2023

Como Citar