MECANISMOS DE TEXTUALIZAÇÃO NO GÊNERO TEXTUAL REDAÇÃO DO ENEM PRODUZIDO POR ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O principal objetivo deste artigo é apresentar, em linhas gerais, os resultados obtidos numa pesquisa de doutoramento (XXX, ANO). Para isso, analisaremos como estudantes do Ensino Médio mobilizam os mecanismos de textualização a fim de construir a progressão temática no gênero textual Redação do Enem. Apresentamos como referencial teórico as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e da Linguística Textual do Discurso (ADAM, 2011). Para a escrita do artigo, fizemos um recorte da Tese e analisaremos a primeira produção escrita e sua reescrita do Aluno A, participante da pesquisa. Como resultados, no tocante ao trabalho com a escrita, a pesquisa mostrou que os objetivos prescritos pelos documentos oficiais da educação no país não estão sendo alcançados ao final do Ensino Fundamental, ingressando no Ensino Médio ainda com muitas dificuldades em mobilizar adequadamente os mecanismos de textualização e assim desenvolver a progressão temática nos textos.
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Referências
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