DESENHO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Palavras-chave:
POLÍTICAS PÚBLICAS. EDUCAÇÃO. PROGRAMA .ALFABETIZAÇÃOResumo
Este artigo, busca apresentar o Desenho Institucional do Programa Alfabetização Na Idade Certa- PAIC, desde sua formulação, implementação, até sua incorporação pela União como plano nacional do Governo Federal. Sua formulação, portanto, ocorreu no Estado do Ceará como uma política pública de âmbito local e se estabeleceu como uma política nacional com abrangência em todo território brasileiro. O Programa foi implementado tendo como principal objetivo erradicar o analfabetismo infantil, mas, também resolver a problemática de jovens e adultos em situação análoga, ou seja, os analfabetos escolares e funcionais de modo a garantir a alfabetização na idade certa, corrigindo um déficit que há muito é realidade na história da educação brasileira. Por certo, que o analfabetismo infantil é a pedra angular do Programa Alfabetização na Idade Certa. Daí o estado do Ceará resolveu dá início a uma ação que culminou no referido programa. O mesmo fora implantado em 2007 nos 184 municípios, objetivando assegurar a alfabetização de todos os alunos da rede pública escolar até os sete anos de idade. Como não poderia deixar de ser, o programa tem um marco regulatório e uma engenharia institucional própria. Portanto, o nosso objetivo aqui é o de tornar público esse processo assim como afinar uma análise crítica do Programa Alfabetização na Idade Certa com base em seus pressupostos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).