A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

aulas vivenciais que fomentam o debate, a criticidade e a autonomia

Autores

  • Francisco Cleano Lima Melo
  • Francisco Ronniere da Silva

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia. Pensamento Autônomo. Atitude Crítica

Resumo

O presente relato de experiência aborda de forma suscinta o cotidiano das vivencias nas aulas de filosofia no ensino médio. A escola como lugar do debate, da criticidade e fundamentalmente da autonomia. Para essa abordagem evidenciaremos as experiencias de aprendizagem dos alunos nas aulas de filosofia. A garantia do lugar da fala pelos estudantes é o recurso fundamental. Para que a aula se construa de forma significativa o incentivo ao debate, ao questionamento e a busca por respostas são características fundamentais nas aulas de filosofia da educação básica. Incialmente partimos das reflexões da Professora Lídia Maria Rodrigo, em sua obra, “Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio”, onde são apresentados recursos metodológicos importantes para o êxito nas aulas de filosofia. Os procedimentos metodológicos, deram-se nas seguintes escolas: Escola Estadual de Educação Profissional Professor Sebastiao Vasconcelos Sobrinho, através da atuação docente do professor Francisco Ronniere da Silva e na Escola Tancredo Nunes de Menezes, através do Docente Francisco Cleano Lima Melo, ambas escolas sediadas no município de Tianguá – Ceará.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Cleano Lima Melo

    Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor de Filosofia no Ensino Médio na Escola Tancredo Nunes de Menezes, Tianguá-Ce. 

Downloads

Publicado

27/03/2023

Como Citar

A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: aulas vivenciais que fomentam o debate, a criticidade e a autonomia. (2023). Revista Docentes, 8(21 Dossiê), 98-103. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/199