A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
aulas vivenciais que fomentam o debate, a criticidade e a autonomia
Palavras-chave:
Ensino de Filosofia. Pensamento Autônomo. Atitude CríticaResumo
O presente relato de experiência aborda de forma suscinta o cotidiano das vivencias nas aulas de filosofia no ensino médio. A escola como lugar do debate, da criticidade e fundamentalmente da autonomia. Para essa abordagem evidenciaremos as experiencias de aprendizagem dos alunos nas aulas de filosofia. A garantia do lugar da fala pelos estudantes é o recurso fundamental. Para que a aula se construa de forma significativa o incentivo ao debate, ao questionamento e a busca por respostas são características fundamentais nas aulas de filosofia da educação básica. Incialmente partimos das reflexões da Professora Lídia Maria Rodrigo, em sua obra, “Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio”, onde são apresentados recursos metodológicos importantes para o êxito nas aulas de filosofia. Os procedimentos metodológicos, deram-se nas seguintes escolas: Escola Estadual de Educação Profissional Professor Sebastiao Vasconcelos Sobrinho, através da atuação docente do professor Francisco Ronniere da Silva e na Escola Tancredo Nunes de Menezes, através do Docente Francisco Cleano Lima Melo, ambas escolas sediadas no município de Tianguá – Ceará.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).