CULTURA HISTÓRICA E POLÍTICA DE ESTUDANTES BRASILEIROS DIANTE DA DEMOCRACIA E DA DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR

Autores

Resumo

Esse artigo analisa dados do projeto Residente: observatório das relações entre jovens, política e História na América Latina (2019), que tem por objetivo coletar informações sobre o ensino de História, por meio de questionários, entre estudantes. Nosso objeto são questões relacionadas ao posicionamento dos participantes brasileiros frente à ditadura militar, que tenderam a associá-la mais a características positivas do que a aspectos negativos. Uma hipótese que poderia explicar esse cenário é a influência da cultura política brasileira, a partir da perspectiva de Rodrigo Patto Sá Motta, caracterizada, entre outras coisas, pela violência, pelo paternalismo e pelo desprezo à democracia. De modo geral, os jovens participantes demonstraram estar em consonância com a cultura política hegemônica, porém, um pequeno grupo, que apontou a democracia como elemento importante na sua vivência, demonstrou posicionamentos diferentes da maioria, apontando para uma possibilidade de mudança. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Fernando Cerri, UEPG

    Doutor em Educação pela UNICAMP

    Professor do Dep. de História e do PPG em História da UEPG

  • Rúbia Caroline Janz, Rede Pública Estadual de Educação do Paraná

    Licenciada e mestre em História pela UEPG e Doutora em Historia pela UDESC

Referências

1. ALMOND, Gabriel A. & VERBA, Sidney. La Cultura cívica. Estudio sobre la participa-ción política democrática em cinco naciones. Madrid: Fundación FOESSA, 1970 [1963].
2. BAQUERO, Marcello. “Memória política e constituição da cultura política brasilei-ra”. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, RS, vol. 48, n.2, p. 84-92, maio / ago. 2012. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/938/93823715003.pdf> Acesso em 17 jul. 2023.
3. BERSTEIN, Serge. A cultura política. In: RIOUX, J.P.; SIRINELLI, J.F. (Dir.). Para uma História cultural. Lisboa: Editorial Estampa, 1998, p. 349-363.
4. CERRI, Luis F. Cartografias Temporais: metodologias de pesquisa da consciência históri-ca. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, vol.36, n. 1, p. 59-81, jan. / abr. 2011. Disponí-vel em:< https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15076 > Acesso em: 28 mai. 2019.
5. DALMORO, Marlon; VIEIRA, Kelmara Mendes. Dilemas na construção de escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? Revista de Gestão Or-ganizacional, Chapecó, SC, v. 6, p. 161 – 174, 2013. Disponível em: < https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/1386> Acesso em: 22 maio 2019.
6. MACIEL, Raquel Elena Rinaldi. A ressocialização no sistema carcerário. Revista do Cur-so de Direito da Uniabeu, Nova Iguaçu, RJ, v. VI, n.1, p. 97-109, jan. / jun. 2016. Disponível em: < https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/rcd/article/view/2462/1644> Acesso em: 03 nov. 2023.
7. MARCON, Danieli Cristina. Segregação, Sistema Carcerário e Democracia. Argumenta Revista Juridica, Jacarezinho, PR, n. 9, 2008. Disponível em: < https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/704> Acesso em: 03 nov. 2023.
8. MOISÉS, José Álvaro. "Democracia, desconfiança política e insatisfação com o regime o caso do Brasil". Opinião Pública, Campinas, vol. 14, nş 1, p.1-42, jun. 2008. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/op/a/ZM7kn78bzTCyDG57yMXxjhb/ > Acesso em: 08 set. 2023.
9. MORAIS, Jennifer Azambuja; BAQUERO, Marcello. A internet e a (des)politização dos jovens brasileiros. Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais. Araraquara, SP, n.25, p. 33-62, jul./dez. 2018. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/11512/8125> Acesso em: 08 set. 2023.
10. MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Cultura política e ditadura: um debate teórico e historiográ-fico. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 23, p. 109 - 137, 2018. Disponível em: <https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310232018109>. Acesso em: 23 ago. 2023.
11. PEIXINHO, Franklim da Silva. Participação e representação democrática dos encarcera-dos na elaboração de políticas públicas de ressocialização. Novos Olhares Sociais, Cruz das Almas, BA, v. 1, n. 2, p. 89-110, 2018.
12. RÜSEN, Jörn. História viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Trad. Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2007.
13. SOARES, Antônio Mateus. Violência como fenômeno intrínseco à cultura política brasi-leira. Revista de Ciências Sociais, Vitória, ES, v.2, n.18, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/sinais/article/view/13254>. Acesso em: 16 set. 2020.

Publicado

13/05/2025

Como Citar

CULTURA HISTÓRICA E POLÍTICA DE ESTUDANTES BRASILEIROS DIANTE DA DEMOCRACIA E DA DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR. (2025). Revista Docentes, 10(35), 85-95. https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/1436

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)