Entrevista com o professor E. Wayne Ross

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Estudos Sociais, Ensino de História, Neoliberalismo, Educação democrática, Formação de Professores

Resumo

E. Wayne Ross organizou uma coletânea, juntamente com Sebastián Plá, sobre o ensino de Estudos Sociais na América Latina, resultante da compreensão de que o Sul Global está rapidamente mudando de papel nas diversas esferas da vida contemporânea, e entre elas, o debate sobre o ensino e a aprendizagem de disciplinas como a História. Em 2022, abriu os trabalhos do Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História realizado na UFRPE, refletindo sobre os impactos das políticas neoliberais sobre o ensino da História e demais ciências humanas e sociais. Nesta entrevista, realizada por videoconferência em 14 de julho de 2024, três dirigentes da entidade conversaram com o professor sobre suas experiências de resistir cívica e profissionalmente aos avanços do militarismo, da perspectiva empresarial e do reacionarismo na educação, temas que são mais antigos lá do que aqui, o que resultou num profícuo debate.

 

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Biografia do Autor

  • Wayne Ross, Universidade da Colúmbia Britânica

    Professor no Departamento de Currículo e Pedagogia e codiretor do Instituto de Estudos Críticos da Educação na Universidade da Colúmbia Britânica em Vancouver, no Canadá.

    Foi Distinguished University Scholar e Presidente do Departamento de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Louisville. Também ensinou Estudos Curriculares e Ensino de Estudos Sociais como membro do corpo docente da Universidade Estadual de Nova York nos campi de Albany e Binghamton, e na Universidade Estadual de Ohio. Foi professor visitante na Universidade de Victoria, na Universidade de Lewis e, nos anos 90, na Universidade de British Columbia. Ross obteve o seu doutoramento em Currículo e Desenvolvimento Instrucional na Universidade Estadual de Ohio, onde escreveu sua dissertação sobre socialização profissional de professores secundários de Estudos Sociais. Obteve uma licenciatura em Educação e um mestrado em Ensino (História) na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.

  • Prof. Dr. Luis Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Possui graduação em História (1992), mestrado (1996) e doutorado (2000) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professor associado no Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua no mestrado acadêmico de História da UEPG e na Maestría en Enseñanza de la Historia da UNTREF e da UNR (Argentina). Tem experiência na área de História, com ênfase em ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura histórica, didática da história, consciência histórica, identidade social, ensino de história. É líder do Grupo de Estudos em Didática da História (GEDHI) desde 2003 e vide-coordenador do Mestrado Acadêmico em História da UEPG. Foi presidente da ANPUH-Paraná (2006-2008), membro da coordenação do GT de Ensino de História da ANPUH Brasil (2007-2009), membro da diretoria da ANPUH Brasil (2009-2011) e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (mandato 2019-2021 e 2022-2023).

  • Profa. Dra. Maria Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) atuando na Faculdade de Educação (FAEd/UFMS) onde ministra as disciplinas de Fundamentos e Metodologia do ensino de História para o curso de Pedagogia e Políticas Educacionais para as demais licenciaturas. Bacharel e Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFMS, na linha de pesquisa ?processos formativos, práticas educativas, diferenças?. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em ensino de História da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (PROFHistória/UEMS), atuando na linha de pesquisa "Saberes Históricos no espaço escolar". Pesquisadora do grupo de Pesquisas Ensino Médio (EMPesquisa - UFPR), do Grupo de Pesquisa interinstitucional Oficinas da História (UERJ), além de líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e História (GEPEH/UFMS). É vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH), Coordenadora do GT de Ensino Superior do Fórum Estadual de Educação (FEE/MS) representando a Campanha Nacional Pelo Direito à Educação (Comitê MS). Coordenadora geral da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas no currículo da Educação Básica (CNDCH). Interessa-se, particularmente, pelos temas: currículo e ensino de História; currículo e formação de professores para a Educação Básica; ensino e aprendizagem da língua escrita nos diferentes componentes curriculares; Análise de Discurso (AD) e ensino de História; ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas disciplinas escolares da Educação Básica.

  • Profa. Dra. Juliana Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Desde 2007 pertence ao Corpo Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, atuando nos cursos de Licenciatura em História e Pedagogia. É professora do Programa de Pós-Graduação em HISTÓRIA SOCIAL DA CULTURA REGIONAL (UFRPE) e do Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória(UFPE/UFRPE), com experiência na área de História e Educação, com ênfase em História do Brasil e Ensino de História, atuando nos seguintes temas: Ensino de História e História Pública, Aprendizagem Histórica no espaço Escolar, História do Ensino de História e Avaliação da Aprendizagem. Tem experiência com avaliação institucional de livros didáticos de História, pelo Programa Nacional do Livro Didático- PNLD (2015-2018) e com Políticas Públicas voltadas para a formação inicial de professores no PIBID (2014-2018) e no Residência Pedagógica (2018-2020). Atualmente, integra a diretoria da Associação Nacional de História (ANPUH/BR), coordena o Grupo de Pesquisa intitulado: Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Culturas-NEPHECs e integra o corpo pesquisadores/as do Instituto Menino Miguel (IMM/UFRPE), voltadas para ações de Inovação Social pensando a História Social do Nordeste, Pernambuco e Recife, direito á cidade e as Histórias de Vida de pessoas em vulnerabilidade social (pessoas em situação de Rua) e do Projeto de Pesquisa Internacional Para una historia en común. La enseñanza de la historia en América y Europoa para una ciudadanía crítica y plural (2023-2026)

Referências

ROSS, E.W.; PLÁ, S. Social studies education in Latin America: critical perspectives from the global south, ed.1. Nova Iorque: Routledge, 2022.

ROSS, E.W. Desafios e possibilidades para a educação histórica em um mundo neoliberal. In: CERRI, L.F.; ANDRADE, J.A. Os presentes do ensino de História: (re)construção em novas bases. Recife:

ABEH; Ed. Universitária UFRPE, 2023. Disponível em www.abeh.org.br.

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Publicado

13/05/2025

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