FENÔMENOS FONOLÓGICOS EM SALA DE AULA: ANÁLISE DA ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • WELLINGTON GOMES DE SOUZA EEFM RAIMUNDO MOACIR ALENCAR MOTA

Palavras-chave:

Palavras-chave: Fonologia. Fenômenos. Escrita.

Resumo

Os fenômenos fonológicos podem traduzir muitas questões inerentes à produção escrita dos alunos. Entretanto, quando se fala em escrita, objetiva-se alcançar o domínio da norma culta, que é apenas uma parte da língua. Assim, o que, no campo da Fonologia, é considerado fenômeno e é passível de observação e investigação para que se possa entender a competência comunicativa dos nossos alunos, não passa de um mero erro que deve ser corrigido a serviço da aquisição de uma norma culta. Nesse sentido, pretendemos discutir neste trabalho a ocorrência desses fenômenos da língua portuguesa, relacionando-os a outros aspectos, também importantes para o entendimento dos mecanismos que constituem a nossa língua, seja falada ou escrita.

 

Palavras-chave: Fonologia. Fenômenos. Escrita.

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Publicado

13/03/2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FENÔMENOS FONOLÓGICOS EM SALA DE AULA: ANÁLISE DA ESCRITA DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2017). Revista Docentes, 1(1). https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/14

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