GRAMÁTICA: CONCEITO, APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA

Autores

  • WELLINGTON GOMES DE SOUZA EEFM RAIMUNDO MOACIR ALENCAR MOTA
  • IVANEIDE GONÇALVES DE BRITO

Palavras-chave:

Gramática. Conceitos. Ensino.

Resumo

Durante muito tempo, o ensino de gramática foi pautado pelo caráter normativo da língua. Saber usar a língua, assim, consistia na ciência de falar e escrever corretamente, conforme diziam os especialistas. Todavia, os estudos sobre a língua propiciaram novos conceitos de gramática e uma nova visão acerca de seu ensino. Há certo conflito, ainda, sobre como ensiná-la e qual direcionamento pedagógico propor a esse processo. Ainda assim, é importante que entendamos a necessidade de sua abordagem na escola para a compreensão da língua enquanto um sistema de códigos linguísticos (em termos saussurianos) a ser assimilado. Dessa forma, é viável o pensamento sobre as implicações pedagógicas para o ensino da gramática de maneira includente e que considere as variantes linguísticas, recorrentes quando do uso da língua pelos falantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • IVANEIDE GONÇALVES DE BRITO

    Professora da rede estadual de ensino do Ceará, na EEFM Raimundo Moacir de Alencar Mota.

Downloads

Publicado

29/06/2017

Como Citar

GRAMÁTICA: CONCEITO, APLICAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA LÍNGUA. (2017). Revista Docentes, 2(2). https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/15