DIÁLOGOS REFLEXIVOS SOBRE A APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA

Autores

  • NATANAEL MARTINS DE SOUSA
  • MARCO ANTONIO TOLEDO NASCIMENTO

Palavras-chave:

Aprendizagem Musical Compartilhada., Diálogos reflexivos., Formação humana.

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica com uma revisão integrativa de literatura, que tem como objetivo principal verificar o que tem sido discutido a respeito da Aprendizagem Musical Compartilhada no meio acadêmico. A realização desta pesquisa se justifica pela atual carência de materiais que apresentem e sintetizem os fundamentos teóricos dessa pedagogia, ainda em construção. Metodologicamente, este trabalho tem uma abordagem qualitativa, na qual foram utilizadas fontes diversas. As bases de dados utilizadas foram as seguintes: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de Periódicos da Capes e Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará. Como resultado deste estudo, foi possível uma maior apropriação epistemológica da Aprendizagem Musical Compartilhada e a identificação de 10 produções que tratam dessa pedagogia no âmbito do ensino de instrumentos e de canto e na formação de professores. Esperamos que o presente trabalho contribua com a comunidade acadêmica, em especial, estudantes, professores e pesquisadores que desejam utilizar a pedagogia da Aprendizagem Musical Compartilhada, ajudando-os na compreensão do tema e no desenvolvimento de suas práticas educativas.

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Publicado

13/08/2024