APRENDIZAGEM MUSICAL COMPARTILHADA E O ENSINO DO VIOLÃO NA LICENCIATURA EM MÚSICA: princípios e práticas

Autores

  • MARCELO MATEUS DE OLIVEIRA

Palavras-chave:

Educação Musical., Formação de Professores., Pedagogia Musical.

Resumo

A Aprendizagem Musical Compartilhada constitui-se como uma proposta pedagógica que tem se desenvolvido na última década a partir das pesquisas realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e, aos poucos, está amadurecendo como uma alternativa viável aos problemas que enfrentamos na contemporaneidade ao lidarmos com a aprendizagem musical no contexto brasileiro. Neste artigo, abordamos o conceito de Aprendizagem Musical Compartilhada a partir das principais publicações sobre o tema, com destaque especial para os princípios e o conceito de Aprendizagem Musical Compartilhada proposto por Oliveira (2017). Em seguida, apresentamos algumas práticas de ensino de música baseadas na Aprendizagem Musical Compartilhada no contexto do Curso de Licenciatura da UFC, Campus Sobral, a saber: Roda de Música; Roda de Improvisação; Ensinar a Estudar e Gerenciamento do Nervosismo de Palco. Concluímos, reconhecendo que o conceito de Aprendizagem Musical Compartilhada ainda carece do desenvolvimento de novas pesquisas, aprofundando os conceitos já delineados pela literatura disponível, ao mesmo tempo em que destacamos o potencial transformador da Aprendizagem Musical Compartilhada para a Educação Musical brasileira, especialmente, quando consideramos a realidade sociocultural e política que enfrentamos cotidianamente nas instituições de ensino do país.

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Referências

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Publicado

13/08/2024