A DUALIDADE ENTRE AS INOVAÇÕES E AS PROBLEMÁTICAS DA PEDAGOGIA GERADA PELA DEFASAGEM DA EDUCAÇÃO APÓS A PANDEMIA DA COVID-19
Palavras-chave:
Dualidade, Inovações, Covid-19Resumo
A profissão de educador é uma das mais antigas do mundo, pois desde os primórdios sempre ocorreu a transmissão de conhecimentos entre os seres humanos, a questão é o modo como foi encarada e respeitada com o passar dos tempos. Trazemos a origem da Pedagogia e a sua mudança conceitual ao passar dos tempos, além da problemática do seu caráter inovador. O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da Pedagogia e de suas metodologias de ensino para o aprimoramento educacional dos educandos, cuja pretensão é a de superar os déficits de aprendizagem já existentes no processo de ensino e que foram potencializados pelo distanciamento social causado pela pandemia de covid-19. O referencial teórico enuncia as características e o legado prático de escolas de formação pedagógica. Realizou-se uma resenha da Pedagogia, elencando sua definição, evolução, histórico, além de relatar acerca das linhas teóricas do desenvolvimento da educação, debateu as linhagens da especialização, habilitação, atuação e formação do pedagogo, os campos de atuação e ademais discutiu-se a situação atual da educação no Brasil após a pandemia. Assim, a ação do pedagogo além de social, educacional e cultural, é também política, pois ao ser responsável por gerir uma escola, encorajar o trabalho dos outros professores, possui o papel de estimular toda uma classe por agir com dignidade para garantir os direitos básicos de uma sociedade e o respeito por uma profissão tão elementar à vida e ao progresso.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 23 de Dezembro de 1996, Seção I, p. 27833 a 28741, 1996.
FRANCO, M. A.; LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de Pedagogia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n.130, p. 63-98, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MURPHY, Patrćia. Defining Pedagogy. In Gipps, Caroline V. Equity in the Classroom: Towards Effective Pedagogy for Girls and Boys. Routledge, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 10 ed. São Paulo, Cortez: 2008.
PIMENTA, Selma Garrido. O pedagogo na escola pública. Loyola: São Paulo, 1991. SEMEC. Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.