AS OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA
contornando as problemáticas da baixa carga horária e do negacionismo, e desenvolvendo o protagonismo discente
Palavras-chave:
Ensino de História. Protagonismo. Olimpíadas do Conhecimento. NegacionismoResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar as contribuições das olimpíadas do conhecimento na área de Ciências Humanas, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) e a Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE), no enfrentamento aos atuais desafios no Ensino de História, tais como a insuficiente carga horária para o ensino e a aprendizagem histórica, bem como as tentativas de deslegitimação do professor de História em um momento de ampla disseminação de notícias falsas e negacionismo histórico. Para tanto, investigou-se os resultados obtidos durante a experiência de orientação de equipes ao longo das referidas olimpíadas no que concerne ao desempenho, envolvimento e interesse dos discentes nos assuntos históricos, bem como seu protagonismo, investigações e aprendizagem histórica. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em busca de autores que já haviam ressaltado a importância das olimpíadas do conhecimento no desenvolvimento do pensamento histórico dos discentes, a fim de dar suporte teórico ao presente trabalho. Assim, com base nos resultados obtidos com a participação/observação de equipes de estudantes na ONHB e na OCHE e a partir dos aportes teóricos colhidos a partir do levantamento bibliográfico, pode-se asseverar que olimpíadas do conhecimento como a ONHB e a OCHE constituem-se como poderosas ferramentas no enfrentamento dos atuais desafios no Ensino de História no estado do Ceará e no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).