O FUNCIONALISMO LINGUÍSTICO E O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
a metafunção interpessoal da linguagem e a utilização de recursos léxico-gramaticais na Educação de Jovens e Adultos no Maciço de Baturité, Ceará, Brasil
Resumo
A proficiência do educando em leitura e escrita, assim como a sua competência na oralidade, está interligada ao ensino formal da língua materna. Este estudo investigativo, realizado no CEJA Donaninha Arruda, em Baturité, Ceará, Brasil, objetiva analisar o impacto da abordagem do multilinguismo e da valorização das variantes do uso da língua no ensino produtivo e reflexivo da Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos - EJA. O percurso metodológico reveste-se de características qualitativas, descritivas e exploratórias, contemplando estudos bibliográficos, dados empíricos, constatações in loco e observação participante. Para a tessitura deste trabalho, o escopo teórico utilizado compreende as produções de autores como Freire, Travaglia, Neves, Cosson, dentre outros. O recorte temporal compreende os meses de agosto a outubro de 2022. Pode-se inferir que os aspectos metodológicos da abordagem funcionalista na EJA propiciaram a utilização do livro didático e da gramática normativa a partir de um viés reflexivo, dinâmico/participativo, onde a linguagem foi vislumbrada como processo e produto social, cultural e cognitivo, contribuindo para a valorização da heterogeneidade das variedades linguísticas (presentes nas interações sociais) e o domínio dos recursos linguístico-discursivos.
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