IMPLICAÇÕES DA CRISE DO CAPITAL NO ENSINO DE FILOSOFIA
Resumo
Resumo:
O artigo trata do ensino de filosofia no contexto da crise do capital, sob a perspectiva marxista. Este tema envolve a relação trabalho e educação que instiga alguns problemas teórico-práticos: como enfrentar os desafios de uma educação voltada exclusivamente para o mercado de trabalho? Considerando os limites do ensino de filosofia, quais respostas o professor pode dar a esse modelo educacional que só reproduz o sistema do capital? Privilegia o estudo teórico-bibliográfico de caráter analítico-exploratório, orientando-se pelo horizonte metodológico do materialismo histórico-dialético. O objetivo é compreender as implicações da crise do capital no ensino de filosofia no Brasil. Conclui que o ensino da filosofia crítica tem o potencial de incomodar a ordem estabelecida porque favorece ao questionamento sobre os aspectos políticos, econômicos e ético-morais das práticas sociais.
Palavras-chave: Crise do Capital. Ensino de Filosofia. Marxismo.
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Referências
2. Ricardo George de Araújo Silva. Doutor em filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da graduação e do mestrado acadêmico em filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-CE). Professor permanente do mestrado profissional em filosofia (PROF-FILO/UFC). E-mail: ricardogeo11@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1954-1395. CV: http://lattes.cnpq.br/7190575211736938. Endereço: Av. Contorno Sul, bloco 310, Apart. 201, Conjunto Esperança – Fortaleza-Ceará. CEP 60763-430. Telefone: (85) 9 8705-0122.