APONTAMENTOS ÉTICOS SOBRE A REFLEXÃO MORAL DA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
A tematização da problemática é, certamente, do ponto de vista epistemológico o ponto de partida a partir de onde toda pesquisa deveria ter o seu começo. Pois, o caminho (metodologia) que virá depois será o melhor e o mais adequado à medida que as respostas encontradas estiverem ou não compatíveis com a mesma. Neste artigo, tendo isto em mente, desenvolvemos a temática da ética na educação a partir da formulação da problemática teórica, prática e técnica que tal questão pressupõe. Neste sentido, refletiremos sobre três problemas ético-morais que são, o da conceituação dos termos ética e moral, depois, o problema da fundamentação axiológica da reflexão moral, e, por último, o problema técnico da aplicação da avaliação moral à prática docente concreta. O trabalho possui natureza teórico e bibliográfica em que apresentamos o resultado das nossas pesquisas bibliográficas em torno do conceito de ética e moral, em pensadores relacionados direta e indiretamente à temática. Em síntese, alcançamos que o modelo historicista/praxiocêntrico descobre o homem como ser histórico e social, construído e construtor da história e de sua humanidade.
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