O ENSINO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA
RECORTES TEMÁTICOS, APRECIAÇÃO DE AUTORES E ESCRITA ACADÊMICA
Resumo
Este artigo traz alguns recortes de uma experiência de escrita acadêmica, no âmbito do Seminário de Educação Brasileira, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC, no semestre 2013.2, como parte de uma pedagogia ou metodologia de estudos, que estimulava no corpo discente o desenvolvimento de apreciações críticas sobre leituras de livros e autores relacionados no programa de estudos proposto, percorrendo processos sociais e históricos mais amplos, que resultaram na Educação Brasileira. Aprecia diversos temas e autores, como CASTELLS (2004) e (2007); GAMBINI (2000), FREYRE (2001), LIPOVETSKY (2009), SANTOS (2006) e TAVARES (2007), para buscar entender: 1) a formação da “alma brasileira” pelo contato cultural dissolvente havido com os colonizadores; 2) o sentido da cantoria e poética sertaneja: 3) o abecedário da obra de Ariano Suassuna, como intérprete criativo dessa cultura de raiz ibérica e europeia; 4) o resultado civilizacional, social e tecnológico do processo colonial. Conclui que o ensino da área de Educação Brasileira se torna mais envolvente, quando constituído através de pedagogia mais ativa que leva ao debate grupal e à escrita autoral.