A CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

uma experiência no aplicativo de whatsapp em tempo de pandemia

Autores

  • Raquel de Sousa Gondim Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Raianny de Sousa Gondim Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

WhatsApp. Makers. Ensino Remoto Emergencial.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre os impactos do engajamento e das interações sociais na aprendizagem, em atividades realizadas através do aplicativo WhatsApp do grupo da turma do Infantil IV, durante o Ensino Remoto Emergencial. Para isso, foi realizado um relato de experiência, com alunos da Pré-Escola do Centro Educacional Infantil da Rede Pública Municipal de Fortaleza. Contudo, cabe salientar que o estudo, do tipo descritivo ex-post-facto, se baseia em uma revisão bibliográfica, além das legislações e documentos oficiais competentes. Em uma perspectiva mais atualizada, os resultados confirmaram que o uso do aplicativo  WhatsApp e atividades makers estimulam a criatividade, a colaboração, o compartilhamento de ideias e de informações que possibilitam que as crianças sejam protagonistas de sua própria aprendizagem.

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Publicado

14/09/2022