TECNOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavras-chave: Saúde Mental, Saúde do Adolescente, Estratégias de Saúde

Resumo

O objetivo deste artigo é integrar os principais estudos científicos que respondam à pergunta norteadora: quais as possíveis contribuições da tecnologia para a saúde mental dos adolescentes? O método empregado trata-se de uma revisão integrativa que foi realizada no mês de outubro de 2022 em quatro bases de dados (LILACS, SciELO, MEDLINE e Index Psicologia) utilizando a equação de busca: “tecnologia em saúde” and “adolescente” and “saúde mental”. Os resultados da pesquisa indicam que a partir dos critérios de elegibilidade, a amostra final de estudos foi composta por nove artigos. De fato, as discussões sobre os estudos selecionados tratam de várias tecnologias e suas contribuições para saúde mental do adolescente, a partir da visão dos dispositivos de atendimento, familiares, profissionais da educação e os próprios adolescentes. Em síntese, a revisão integrativa destaca que vários são os benefícios e contribuições proporcionados pela tecnologia à saúde mental do adolescente, desde a prevenção ao tratamento de sintomas. Estas contribuições não são restritas apenas aos adolescentes, também atingem os dispositivos de saúde e ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Raianny de Sousa Gondim, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Pós-graduanda em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Universidade Cândido Mendes. MESTRANDA EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Atuou com crianças com deficiência em escola regular e com crianças no contexto hospitalar (Albert Sabin). Bolsista Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) (2014-2015), bolsista de Iniciação Científica na Universidade Estadual do Ceará (2015-2016). Bolsista no Projeto MEDIOTec pela Universidade Estadual do Ceará (2017-2018), realizando acompanhamento de adolescentes. Foi estagiária de Psicologia Escolar na Educação Infantil e Fundamental I em escola particular (2017-2018) Psicóloga Escolar em rede privada (2018 -2021). Atualmente, Psicóloga Hospitalar na rede privada de Saúde e Psicóloga Clínica. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Transtornos Mentais, Acompanhamento de Crianças e Adolescentes no contexto escolar e clínico, Acompanhamento de Pacientes Psiquiátricos.

Joanna Paula Moraes Gadelha, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Mestranda em CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, UECE, Especialista em Saúde Pública: Ênfase em Saúde da Família pela Universidade do Vale do Acaraú- UVA e Gestão Pública Municipal pela UECE. Atualmente atua como Assistente Social no Instituto Dr. José Frota. Tem vasta experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Experiência na Gestão Municipal da Política de Assistência Social, Coordenação no SUAS, Coordenação da Politica Municipal de Habitação de Interesse Social e Ouvidoria do SUS. Experiência na Comissões Temáticas de Políticas Públicas e Conselhos de Politicas Publicas em âmbito Municipal.

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e Licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

Anael Alexandre Alencar dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduação em andamento em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e membro do Laboratório de Relações Interpessoais (L'abri), ligado à Universidade Federal do Ceará.

Francisco José Maia Pinto, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Pós-Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP - 2011). Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ - 2005). Mestre em Ciências em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1988). Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 1975). Graduado em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 1978). Professor Aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Associado Nível "O" da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC/UECE) e Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente (CMPSCA/UECE). Consultor Ad hoc. Líder do Grupo de Pesquisa Avaliação e Análise Estatística em Saúde Coletiva - PESQSAUDE. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Indicadores de Saúde. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas a Saúde Coletiva. Atua principalmente, nos seguintes temas: Avaliação Institucional, Nutrição em Saúde Coletiva, Epidemiologia da Saúde da Criança e do Adolescente, Educação e Profissionais de Saúde.

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Publicado
19/08/2024